Em concorrida solenidade realizada na noite da terça-feira 7, na Sala de Convenções do Câmpus da Indústria da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), no Jardim Botânico, foi lançado o livro 14 da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, obra criada pelo jornalista e professor Aroldo Murá, falecido em 2023. Entre as autoridades presentes, o vice-governador Darci Piana.
O livro traz um perfil de abertura homenageando o jornalista que criou, em 2008, a coleção que já retratou cerca de 300 paranaenses. E também um perfil in memoriam dedicado ao empresário Odone Fortes Martins, fundador do Diário Indústria & Comércio do Paraná.
Completam o 14º volume um perfil institucional em homenagem aos 70 anos da Casa dos Pobres São João Batista, e mais nove perfis de personalidades paranaenses: Eduardo Sganzerla, jornalista e escritor; Helio Bampi, empresário, presidente da Radiante Engenharia Telecomunicações e vice-presidente da Fiep; Ivan Gradowski, ex-diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR); Malu Marques Dias, arquiteta e urbanista, professora aposentada da UFPR; Mateus Hermont, advogado e diretor jurídico da Doctoralia; Paula Moura, farmacêutica bioquímica, professora e farmacêutica da Vigilância Sanitária de Curitiba; Rayssa Sena, médica oncologista; Valeria Bechara, arquiteta e urbanista, fundadora do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados; e padre André Biernarski.
Durante o evento, foi entregue também o Diploma Aroldo Murá aos novos Grandes Porta-Vozes do Paraná, personalidades que já foram retratadas pelo livro em edições anteriores, cujo apoio é fundamental para a continuidade da obra em suas áreas de atuação. São eles: Antônio Carlos Coelho, Cleto de Assis, Chloris Casagrande Justen (que faleceu nesta terça-feira 8, aos 101 anos), dom Ricardo Hoepers, Eliseu Tisato, Fernando Velloso, Joatan Carvalho e Walter Schmidt.
Todos os personagens foram escolhidos por Aroldo Murá ainda em 2022, logo após o lançamento do 13º volume, quando o autor passava por tratamento de saúde. A edição é uma realização da Editora Bonijuris, dirigida por Luiz Fernando de Queiroz, escrita por André Nunes, editada por Jubal Dohms com revisão de Mai Nascimento.