Arquitetura histórica promove o turismo em Salta

Catedral Basílica de Salta: construída no século 19, abriga relíquias valiosas/fotos: Divulgação/Turismo Cidade de Salta

Salta, capital da província homônima, no noroeste argentino, foi escolhida uma das três cidades da América do Sul que mais despertaram interesse nos turistas por sua arquitetura. A apuração ocorreu através de um estudo realizado pelo portal Buildworld, que analisou avaliações de sites internacionais de arquitetura e elaborou um ranking com os destinos em todo o mundo. Além de Salta, na região foram nomeadas Quito (Equador), em primeiro lugar, e Rio de Janeiro, na segunda posição.

O levantamento levou em consideração o patrimônio histórico saltenho, que é representado por suas igrejas e edifícios coloniais. 72,7% das atrações da cidade foram classificadas com, pelo menos, 4,5 estrelas no Tripadvisor (site no qual a análise se baseou). A cidade teve a maior concentração de edifícios excepcionais com destaques e ficou na 19ª posição entre todas as cidades do mundo.

Centro histórico de Santa oferece muitas atrações ao turista

Fundada em 1582, Salta é conhecida pela arquitetura colonial espanhola e pela herança andina. A cidade centra-se na Plaza 9 de Julio, uma elegante praça repleta de cafés e rodeada pela catedral de estilo neoclássico, e pelo El Cabildo, uma câmara municipal do século 18 transformada em museu histórico. A escolha de Salta como um dos melhores destinos turísticos da região é uma constatação do seu valor histórico e cultural. Para uma panorâmica dos atrativos da capital saltenha, são sugeridos os 10 principais atrativos para se visitar na cidade:

Catedral Basílica: construída no século 19, é um exemplo da arquitetura neoclássica. Sua fachada e seu interior ostatem relíquias religiosas valiosas; Conselho Municipal de Salta: abriga o Museu Histórico do Norte e oferece aos visitantes uma visão da história da cidade e da região. Foi sede do governo de 1626 a 1888 e declarado monumento nacional em 1936; Igreja de São Francisco: erguida no século 17, é conhecida por sua fachada esculpida em pedra e pela torre do sino, a mais alta da América do Sul, com 54 metros e o sino da Pátria, produzido com os canhões dos monarquistas rendidos na batalha de Salta.

Os museus: de Arqueologia de Alta Montana: com uma coleção exclusiva de crianças incas encontradas na região do vulcão Llullaillaco; Museu Güemes: oferece uma visão profunda da história argentina e da figura do herói nacional da Argentina, general Martín Miguel de Güemes; de Bellas Artes: coleções de artistas argentinos e estrangeiros.

Teatro Provincial: referência para os amantes das artes cênicas. Sua fachada e interior destacam a arquitetura da época e é palco de diversas apresentações culturais; Palácio Legislativo: sede do poder legislativo provincial e sua fachada encanta os passantes. Seu interior também chama a atenção pelos detalhes e acervo; Convento de São Bernardo: erguido no século 18, é conhecido por sua arquitetura clássica colonial; Morro de São Bernardo: embora não seja um edifício propriamente dito, revela uma atraente vista panorâmica. O acesso pode ser feito pelo teleférico. 

(Fonte: Imprensa Curaçao)

Compartilhar: