O projeto está sendo desenvolvido em São Paulo, mas pode servir de exemplo para qualquer cidade. Começou em agosto e nesta etapa vai até dezembro. Chama-se BiciBiblioteca e consiste numa bicicleta adaptada e transformada em biblioteca itinerante, que leva a alunos de 1º ao 5º ano das escolas participantes um acervo de três mil livros para estimular a leitura das crianças de maneira lúdica.
Todos os livros são acompanhados de uma ficha de leitura em que a criança indica qual foi seu personagem preferido e pode incluir anotações ou desenhos sobre a obra.
O BiciBiblioteca foi idealizado pela FGM Produções Culturais, empresa de marketing cultural e gerenciamento de patrocínios, entre outras atividades. Fabiana Maugé, diretora da FGM, diz que o BiciBiblioteca não só leva o livro até as crianças estimulando a leitura, mas incentiva também a interpretação de texto e a escrita.
Viabilizado com recursos privados obtidos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto deve impactar cerca de mil alunos entre 6 e 10 anos. O BiciBiblioteca conta com patrocínio da Sapore, empresa brasileira pioneira no segmento de restaurantes corporativos.