Broa de centeio e linguiça Blumenau, dupla em festival

Broa do Empório Kaminski, fotos: Gean Cavalheiro

Começa na terça-feira 8 e vai até 20 de agosto, em 20 padarias de Curitiba, o 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau, promoção conjunta da plataforma Curitiba Honesta e do SIPCEP (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná). Os preparos serão servidos ao preço único de R$ 19.

A ideia de juntar às broas à também tradicional linguiça Blumenau abre espaço para a criatividade das padarias. O cardápio inclui pães recheados com linguiça Blumenau; bruschettas de broa cobertas com creme de ricota, geleia de cebola e pimenta, linguiça Blumenau e broto de alfafa; sanduiche na broa de centeio tostada com manteiga de ervas, linguiça Blumenau e tomate cereja, cream cheese, queijo minas, folhas de rúcula e crispy de provolone; tartine de broa de centeio, linguiça Blumenau na chapa, queijo tipo stracciatella e pesto de pistache; caldo verde com linguiça Blumenau acompanhado de fatias de baguete de centeio; sanduíche de broa de centeio, linguiça Blumenau, queijo muçarela, chutney de maçã, alface, tomate e cheiro verde, entre vários outros preparos.

Broa do Pãozinho da Hora da Guilherme Pugsley

“As broas de centeio de Curitiba são um elemento cultural notório e permanente da identidade gastronômica da cidade”, ressalta Eduardo Engelhardt, vice-presidente do SIPCEP.

Patrimônio Histórico Cultural Imaterial de Curitiba desde 2002, as broas de centeio caminham para tornar-se Produto com Indicação Geográfica de Curitiba. O processo já está em andamento no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

“Este festival vai trazer ainda mais visibilidade para as broas de centeio, produto que já é muito tradicional, da mesma forma que fizemos com a carne de onça, que também foi redescoberta e considerada Patrimônio Histórico de Curitiba depois que iniciamos festivais tendo como tema esse prato”, diz Sérgio Medeiros, da Curitiba Honesta.

Broa da Confeitaria Requinte

Os primeiros registros históricos das broas de centeio datam de 1867, conforme pesquisa feita pelos autores do livro “Origem, notoriedade e continuidade histórica das Broas de Centeio em Curitiba”, Claudine Botelho e Oscar Luzardo. Elas são citadas em um anúncio publicado no jornal “Dezenove de Dezembro”, no qual se observa a diferenciação destas com o pão alvo (branco) de trigo. As broas são populares nas mesas curitibanas que foram servidas a personagens relevantes da História, como o imperador Dom Pedro II e o papa João Paulo II. Em seu livro, os autores demonstram como as broas de centeio vieram na bagagem cultural dos imigrantes da Europa central e foram reinventadas através de interação social desses grupos com os demais habitantes de Curitiba. Além dos aspectos sensoriais e nutricionais, elas serviram para a identificação cultural das pessoas que aqui chegaram, e ao mesmo tempo como elemento de partilha e integração.

O 1º Festival de Broas de Centeio e Linguiça Blumenau tem patrocínio da Sun Mobi, empresa de energia solar por assinatura, e Olho Embutidos, um das mais tradicionais fabricantes de embutidos do Sul do país.

Confira a lista de participantes abaixo. Para ver todos os endereços e receitas, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.

  1. Aquarius – @aquariuscuritiba
  2. Barbarella Bakery – @barbarellabakerycwb
  3. Brioche – Água Verde – @padariabrioche
  4. Brioche – Juvevê – @padariabrioche
  5. Carrossel – @panificadoracarrossel
  6. Doce Paladar- @docepaladarpaesedoces
  7. Empório Kaminski – @emporiokaminski
  8. Família Farinha – @familiafarinha
  9. Jocasta – @panificadorajocasta
  10. La Panoteca – @panifesto_pao_parananse
  11. Mihra – @panificadoramihra
  12. Mister Pão – @pani_misterpao
  13. Padaria América – @padariaamerica
  14. PaneBene – @panebenepadaria
  15. Pãozinho da Hora – Guilherme Pugsley – @padariapaozinhodahora
  16. Pãozinho da Hora – República Argentina – @padariapaozinhodahora
  17. Piegel Pães Cabral – @piegelpaes
  18. Requinte – Cabral – @padariarequinte
  19. Requinte – Champagnat – @padariarequinte
  20. Rico Pão- @ricopao_panificadora

 

Compartilhar: