Cerveja Sour em tempo de festival

Marina Milani: leveduras selvagens provocam gosto azedo da sour/foto Carol Costa

No We Are Bastards Pub (av. Iguaçu, 2300, Água Verde, Curitiba), a atração do período de 4 a 8 de fevereiro será o Festival de Cervejas Sour.

O Sour é um tipo de cerveja conhecido pelo gosto azedo, em razão da utilização de leveduras selvagens em seu processo de fermentação, que pode ser espontâneo ou controlado.

Com preços a partir de R$ 16, quem for ao Bastards poderá provar exemplares como a Duchesse Chocolate Cherry, uma Flanders Red Ale que foi considerada uma das melhores cervejas do festival Slow Brew de 2019; a Tropical Blood, uma berliner weisse da cervejaria Infected, de Santos, com a adição de frutas vermelhas e envelhecida em barril de carvalho; a Uppumaango, uma Gose da cervejaria Trilha, de São Paulo, entre outros.

A beer sommelier do pub, Marina Milani, explica: “Cada cerveja tem uma característica diferente e, em alguns estilos, a levedura passa a ser a estrela principal. Por exemplo: as belgas levam um tipo de levedura que faz a cerveja ter bastante éster, o que pode trazer a característica mais marcante desse estilo que é o aroma de fruta amarela. Já no caso da sour a levedura usada faz a cerveja ficar ácida, trazendo a característica principal que é o azedo”.

 

Compartilhar: