Circuito de cinema na PUCPR até dia 14

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é palco do Circuito de Cinema Chica Pelega de 7 e 14 de agosto. O evento traz filmes de curta metragem e documentários que promovem diferentes olhares e perspectivas das populações que constituem o caboclo da região do Contestado (SC) e das resistências quilombolas catarinenses e de outras regiões. O evento, das 18h às 19h, é aberto à toda comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O circuito faz parte da 3º Mostra de Cinema, que teve a seleção dos filmes realizada por uma comissão quilombola e de representantes do Movimento Negro Unificado (MNU). As obras trazem diferentes perspectivas sobre os territórios remanescentes de quilombos, suas culturas, histórias de vida, dança, infância e resistências.

“Queremos explorar mais o cinema e a produção audiovisual dentro do setor de Cultura da Universidade. O Circuito tem uma temática social importante e por esse motivo nos chamou a atenção. É um momento para promover reflexões e um olhar crítico sobre questões sociais”, ressalta Márcia Rodrigues, organizadora do evento e colaboradora da PUC Cultura.

O nome da mostra é uma homenagem a Chica Pelega, líder cabocla e combatente na Guerra do Contestado, que aconteceu entre 1912 e 1916, em Santa Catarina.

O documentário Antonieta é um dos que estão na programação e retrata a vida de Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista e feminista que se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país.

O evento também conta com a participação de Ana Paula Martins, designer e filósofa, que trará em pauta questões como ética e filosofia política. A conversa será na sessão do dia 14.

No dia 7, o Circuito de Cinema Chica Pelega acontece na pirâmide, entre os blocos azul e amarelo do campus Curitiba, com pipoca por conta da casa. Já no dia 14, a exibição dos filmes será realizada no Centro Cultural da PUCPR.

A realização do Circuito de Cinema é através de recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo/2023, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

.

 

 

Compartilhar: