
A festa da colheita, que a Vinícola Legado, no bairro Fazendinha, em Campo Largo (rodovia Engenheiro Raul Azevedo de Macedo, 5800), realiza em dois dias a cada ano, foi ampliada, este ano, para dois meses – 9 de janeiro a 14 de fevereiro -, em razão da pandemia da Covid-19, o que obrigou à organização de grupos menores.
A participação na colheita leva o visitante aos vinhedos para colher a fruta diretamente das videiras, conversar com os produtores e até participar de um piquenique regado a espumantes em meio ao parreiral.
Heloisa Merolli, proprietária da Legado, diz: “Se por um lado as restrições sanitárias nos fizeram diminuir a quantidade de participantes por dia, por outro lado nos trouxe a visão de ampliar a festa que fazíamos em dois dias para quase dois meses. Assim, acabamos gerando novas oportunidades para que mais pessoas possam ter essa experiência única e de forma mais exclusiva, com a natureza com os momentos da colheita”.
Para facilitar, a Legado criou um site especial com todas as informações sobre a visita, preços dos ingressos e dias disponíveis: https://colheitalegado.online/.
TRÊS HORAS
O passeio começa na recepção da vinícola para as boas vindas, explicações sobre o processo e para a entrega dos kits com materiais para ajudar na colheita das uvas e o café da manhã para quem escolher a opção com alimentação. Na sequência, os participantes seguem até o vinhedo, onde estarão montadas as áreas de piquenique por família para a colher os frutos e desfrutar da natureza
A atividade dura três horas, com valores diferenciados pelo tipo de experiência e idade do participante. Nos finais de semana de 9 e 10 e 16 e 17 de janeiro a vinícola promove o Amanhecer no Vinhedo com a colheita das uvas bordô, base dos sucos de uva Sapienza.
Nos finais de semana seguintes até o dia 14 de fevereiro, os participantes terão a experiência de colher as uvas viníferas que formam os vinhos e espumantes finos da Vinícola Legado. Ambos pacotes possuem opcional de café da manhã. Crianças de até 7 anos não pagam.