Comida di Buteco inicia dia 30

Ninho do Ossobuco, petisco do Schnaps Bar, o vencedor do concurso anterior/foto: Eduardo Murphy

Curitiba é uma das mais de 40 cidades brasileiras a sediar a 21ª edição do Comida di Buteco, ao longo de 24 dias, entre 30 de julho e 22 de agosto. O tema será ‘raízes’ e, pela primeira vez em 21 anos, desde que foi criado em Belo Horizonte, o concurso – que vai escolher o melhor boteco (é assim que a palavra consta nos dicionários) em cada cidade e que sofreu quatro adiamentos em razão da pandemia do coronavírus -, terá foco no delivery, mas haverá também a modalidade presencial, sempre com atendimento às bandeiras sanitárias vigentes em cada local.

Só quem for ao estabelecimento participante terá direito a votar, isto porque, além do sabor do prato, a avaliação abrange o atendimento, a higiene do lugar e a temperatura da bebida. O peso da nota do petisco é o maior, 70%; as demais categorias valem 10% cada uma. O voto do público tem 50% do peso total e um grupo de jurados, os outros 50%.

O tema ‘raízes’ indica que esse é um ingrediente obrigatório no prato, seja no preparo do petisco, no molho e até como elemento decorativo.

A relação dos participantes será divulgada somente alguns dias antes do início do concurso e também poderá ser conhecida pelo 99Food.

ETAPA NACIONAL

Após a definição do melhor boteco da cidade, o eleito participará da segunda etapa do concurso que há cinco anos elege o melhor do Brasil. Nessa fase, há uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, que vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um da sua cidade e dois de outras cidades) e por fim elege-se em julho o Melhor Buteco do Brasil.

Filipe Pereira, organizador do Comida di Buteco, destaca que tem orientado os participantes a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento, checando continuamente e reforçando esse cumprimento.

Uma prova disso – diz Pereira – é a parceria do concurso com a Tagme, plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios, para que os interessados possam planejar com segurança sua ida ao boteco. A ferramenta está acessível através do site www.comidadibuteco.com.br.

CAMPANHA DE APOIO

E para quem deseja ajudar os botecos de outras maneiras foi ainda criado o movimento ‘Salve os Butecos’, cujo objetivo é ajudar a gerar fluxo de caixa de forma que esses bares possam se reerguer. Todos podem participar através de doações, que pode ser em dinheiro, produtos (no caso de empresas que atendem diretamente os botecos) e espaços na mídia para divulgar a campanha.

A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre as casas participantes do concurso em todo o Brasil. O acompanhamento das doações será através do ‘butecômetro’ no site comidadibuteco.com.br.  A conta para doações é: Banco Santander 033/Agência: 1595/Conta número: 130023050/Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda/CNPJ: 06.204.569/0001-55.

 

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