Durante 21 dias, de 14/4 a 7/5, Curitiba participa pela terceira vez do concurso Comida di Buteco, que elege os melhores bares de cada uma das 20 cidades participantes – são mais de 500 estabelecimentos inscritos no total – e depois o melhor do Brasil.
Na última edição, o bar Dom Rodrigo, o vencedor curitibano, ficou em 3º lugar nacional.
A organização do evento deverá divulgar nos próximos dias o tema específico dos petiscos, assim como os endereços participantes – os botecos devem criar receitas com um ingrediente obrigatório – e o valor máximo de cada petisco deve ser de R$ 25,90.
Cada concorrente será avaliado, pelo público, em quatro categorias – petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Ao final, o Instituto Vox Populi faz a apuração do grande vencedor.
Em junho, uma nova comissão de jurados vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores.
Além de Curitiba, o concurso acontecerá em outras 19 cidades simultaneamente: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia e Vale do Aço. Na edição de 2017, o projeto deve atingir mais de 5 milhões de pessoas.