Adiado em razão de alguns cantores terem sido infectados pelo coronavírus, problema já superado, o concerto de encerramento da temporada do Coro e do Madrigal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi marcado em definitivo para os dias 11 e 12 de dezembro, domingo e segunda-feira, às 20h30, no Teatro da Reitoria (r. 15 de Novembro, 1299, Centro, Curitiba), sob a regência do maestro Álvaro Nadolny. A entrada é gratuita, mas pede-se a colaboração de um litro de leite longa vida, que será destinado ao Instituto Semeando a Paz.
O Coro vai apresentar composições do músico austríaco Anton Bruckner, entre elas o “Te Deum” para coro e solistas. Já o Madrigal interpreta obras de compositores contemporâneos como Nunc Dimittis, de Arvo Pärt; Even when He is silente, de Kim Arnesen; e também um Pai Nosso, de Neemias Tamura, integrante do Madrigal que compôs a peça especialmente para o grupo.
Este também é um momento importante para os dois grupos musicais da Universidade Federal do Paraná, que se despedem do seu maestro Alvaro Nadolny e da pianista Karina Ferrer. Os dois se aposentam neste dezembro.
O Coro da Universidade Federal do Paraná foi fundado em 17 de outubro de 1958 pelo maestro Mario Garau, falecido em 2013. Há 34 anos é comandado por Alvaro Nadolny que nesse período desenvolveu intenso trabalho de pesquisa e exploração das possibilidades expressivas da voz humana. Preparou dezenas de solistas que hoje integram importantes grupos musicais no país. Em 2010 criou o Madrigal da UFPR, com cantores oriundos do próprio Coro, com a finalidade de aprimoramento no estudo da técnica de canto erudito.
Hoje o Coro e o Madrigal se tornaram importantes celeiros para novos cantores e também grandes incentivadores para novos regentes, compositores e professores de canto. Como exemplo, Nadolny divide a batuta do seu último concerto com o jovem músico Lucas Svolenski, que além de regente, também integra os grupos musicais como cantor.
Karina Ferrer Gineste da Silva é a pianista oficial do Coro há 27 anos e também atua junto ao Madrigal desde a sua criação. Além disso, ela também desenvolveu trabalhos de correpetição, acompanhando e preparando solistas para recitais e concertos.