O bar CanaBenta (r. Itupava, 1431) realiza dia 14 de setembro, das 11h30 às 17h, em seu estacionamento, a 2ª Queima do Alho de Curitiba, um churrasco fogo de chão, inspirado na cultura e gastronomia dos peões boiadeiros. Tradição no Sudeste e Centro Oeste há mais de 200 anos, é considerado o mais antigo evento gastronômico do Brasil, segundo Délio Canabrava, proprietário do CanaBenta.
Quem for à Queima do Alho de Curitiba vai poder degustar pratos típicos da culinária tropeira: costela no fogo de chão, varal de carnes, carneiro, leitão e filé assados.
Para acompanhar, arroz carreteiro, feijão tropeiro e farofa de carne seca. Os pratos, incluindo uma carne e os acompanhamentos, vão custar R$ 35. De sobremesa, doces e sorvetes da esposa de Délio, Renata Canabrava, dona da confeitaria Banoffi.
Vários chefs de cozinha também participam, cada um responsável por um preparo diferente. Além do próprio Délio Canabrava, estarão o mestre assador Leandro Hess, preparando a costela; Rodger Weiss, da Casa Weiss, o arroz a carreteiro; Alê Gonçalves, do restaurante Pistache, o feijão tropeiro; Fernando Matsuchita, do Peruano, a farofa de carne seca; Rafael Kula e José Adônis, do Quittuto, o varal de carnes e cordeiro.