A Queijaria Sapori Italiani, de São José dos Pinhais, no Caminho do Vinho, conquistou dois prêmios do recém-encerrado VII Prêmio Queijo Brasil, realizado no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC): o da melhor ricota do Brasil, com a Ricotta Italiana, e o segundo lugar com o Queijo Colonial Meia Cura.
Para Carla Gualano “foi uma sensação de trabalho reconhecido, de dever cumprido, de felicidade, uma mistura de sentimentos!”.
E complementa: “Sem dúvida, é uma emoção muito grande. Somos um casal com uma forte raiz imigratória italiana. Somos uma agroindústria familiar e somos pequenininhos, dentro de um roteiro turístico rural”.
A produtora fala que, além da Ricotta Italiana ter um método de fabricação diferente do resto do país, o segredo da vencedora é uma textura cremosa e de sabor delicado. Assim, ela pode ser servida com geleias, doce de leite, temperada simplesmente com sal, azeite de oliva e tomatinho ou até mesmo assada.
Já o Queijo Colonial Meia Cura, segundo Carla, também foge do tradicional por ter uma “textura de queijo brie sem o mofo”. É delicado, cremoso, sem acidez e com pouco sal.
Recentemente, a Queijaria Sapori Italiani obteve o registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF), permitindo a venda de seus produtos em todo o território nacional. Esse registro é fundamental para ampliar a produção e possibilitar a exportação dos queijos. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) assessorou a queijaria no processo de obtenção do SIF, apoiando a melhoria de processos e a expansão de mercado.
Informações: @queijariasaporiitaliani e (41) 99784-8684.