Esportes radicais, vinho e belos cenários, atrações de Mendoza

Paisagens exóticas encantam o turista em Mendoza

Capital dos vinhos argentinos e responsável por 70% da produção nacional, a charmosa cidade de Mendoza, ao pé da Cordilheira dos Andes, encanta por sua arquitetura de traços europeus. A altitude moderada, a irrigação obtida pela água do degelo andino e os dias ensolarados e noites frias contribuem para criar o ambiente ideal para o cultivo de uvas.

Fundada em 1561, Mendoza, apesar de apresentar ritmo de vida cada vez mais cosmopolita, preserva ainda os ares de lugarejo do interior. Na paisagem, um mix de montanhas, rios, vales, desertos e, é claro, vinhos sem-fim.

Mendoza é o ponto de partida para inúmeras atividades ao ar livre, como golfe, rafting, trekking, biking, esqui, escaladas e cavalgadas. O Parque Provincial do Aconcágua, que abriga o pico mais alto das Américas, fica a 180 km. Na cidade também é possível provar assemblages (misturas) inesperados e opções varietais (vinhos de uma só variedade) elaboradas com uvas pouco conhecidas, como a Bonarda e Torrontés.

Por que não fazer um assemblage de vinícolas também? Ou seja, visitar as mais famosas e tradicionais, mas também estar aberto a nomes menos conhecidos.

Vinhedos de Mendoza têm visita guiada
Foto: Flickr

A região tem cerca de 1.200 vinícolas, onde é possível degustar bons rótulos e até mesmo fazer uma visita guiada aos vinhedos, percorrendo os chamados “Caminhos do Vinho”.

A operadora de turismo Interpoint, sugere um roteiro das vinícolas. No Vale do Uco: Salentein, Luigi Bosca e Clos de los Siete; em Lujan de Cuio: Catena Zapata, Pulenta Estate e Maison Chandon; em Maipu: Familia Zuccardi, Trapiche e Tempus Alba.

É importante também conhecer o Parque Aconcágua e fazer uma cavalgada pelos Andes. Para os aventureiros, rafting pelo Rio Mendoza e tour de bike pelas regiões vitivinícolas. E mais, agendar uma das múltiplas aulas de cozinha em vinícolas, e visitar o Parque General San Martin. (Com informações da Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação).

Compartilhar: