O X Concurso do Espumante Brasileiro, evento da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que será realizado de 18 a 20 de outubro, em Garibaldi (RS), recebe até 29 de setembro as garrafas-amostras das vinícolas interessadas em participar daquela que se apresenta como “a maior vitrine do espumante brasileiro”.
As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de ficha online por meio através do site enologia.org.br. Podem participar espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas.
Os espumantes serão degustados às cegas, seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).
O concurso segue as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). O concurso integra a programação da Fenachamp 2017.
Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, esta é uma grande oportunidade de promoção da bebida. “Durante dois dias, um júri formado por enólogos, sommeliers e jornalistas especializados degustará na taça o desempenho do espumante brasileiro. O resultado será compartilhado com o mundo”.
Scortegagna também chama a atenção para o destaque que os espumantes premiados vêm ganhando a cada edição do concurso, configurando-se como um excelente parâmetro para o mercado consumidor tanto interno quanto externo.
A expectativa é que a 10ª edição supere a adesão de 2015, quando foram registradas 264 amostras de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil.
Serão premiados com Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos.