Feira da Abav volta a percorrer o Brasil

A Abav Expo, feira internacional de turismo organizada pela Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) volta às origens e será novamente itinerante. A edição 48 será realizada de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Em 2020, em razão da pandemia, o evento foi realizado on line, com o nome de Abav Collab, e o presencial transferido para este ano e chamado  de Abav Expo & Collab.

Depois de percorrer 15 cidades brasileiras, a partir de 1974, a feira da Abav (rebatizada há poucos anos de Abav Expo) fixou-se no Rio de Janeiro por 10 anos; a partir de 2013, e até 2019, mudou-se para São Paulo. O caráter itinerante sempre motivou os destinos turísticos a trabalhar pela conquista do evento, organizado pelas regionais da Associação.

A decisão por Fortaleza partiu de um convite da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará; a capital cearense já havia sido sede em duas ocasiões: 1976 e 1989. Magda Nassar garante que há uma fila de capitais pleiteando a edição de 2022.

PARANÁ, TRÊS VEZES

No Paraná, a Feira da Abav, teve uma versão modesta em Curitiba, em 1977, com estandes montados no Teatro Guaíra; já em padrão internacional foi realizada em Foz do Iguaçu (1993) e em Curitiba (1999); na capital paranaense, bateu recordes de participantes na época e foi bastante elogiada por sua organização. A abertura foi na Ópera de Arame, os estandes foram montados nos pavilhões do Expotrade, em Pinhais, na região metropolitana, e houve uma grande festa de encerramento na Pedreira Paulo Leminski, um dos espaços-ícones de Curitiba.

Para a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, a retomada do modelo itinerante sempre foi um desejo dos participantes da feira – visitantes e expositores, principalmente do público internacional.  O crescimento contínuo do evento ao longo dos anos, entretanto, acabou por limitar as opções, considerando a logística necessária em cada destino. Incluem-se aí malha aérea, parque hoteleiro e um centro de eventos de ponta, sem mencionar outros tantos segmentos e fornecedores envolvidos na organização de um evento do porte da Abav Expo.

Diz Magda: “Com as ferramentas e plataformas online disponíveis hoje é possível gerar público, negócios, promover conhecimento e proporcionar experiências reais a partir de qualquer destino. Quebramos essa barreira com a realização do Abav Collab no ano passado e nossa proposta para este ano é transformar a  Abav Expo em uma multiplataforma de negócios e vivências com um evento híbrido, que agregue ao espaço presencial as infinitas possibilidades  de uma participação online”.

A Abav Expo & Collab vai abarcar também a programação do Matchbusiness, potencializando a realização de negócios, por meio de uma dinâmica híbrida e diferenciada. “Teremos um agenda intensa nos dias da feira que reunirá compradores e fornecedores em rodadas de negócios promovidas em diferentes pontos e equipamentos turísticos do Ceará, acontecendo simultaneamente à programação da Abav Expo, sempre ancorados na premissa de possibilitar um mix de negócios, capacitação e networking”, destaca a presidente da entidade nacional.

Compartilhar: