Considerado um dos maiores eventos católicos do Brasil, começa na segunda-feira 23 – e vai até 29 de setembro – no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, em Curitiba, a nona edição da Festa de Jesus das Santas Chagas.
A organização do encontro prevê a chegada de milhares de pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil e de países como Paraguai e Estados Unidos, ao longo dos sete dias de programação.
A festa, promovida pela Associação Evangelizar É Preciso, deverá integrar o calendário oficial de Curitiba, faltando apenas a sanção, pelo prefeito, da lei aprovada pela Câmara de Vereadores.
Além das tradicionais missas, novenas, show de evangelização com padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar, terços e momentos de adoração, haverá também uma programação cultural. Entre os destaques deste ano está a exposição dedicada ao Beato Carlo Acutis, um jovem que conquistou o mundo católico com sua devoção à Eucaristia e sua habilidade em usar a internet para evangelizar. Carlo, que faleceu em 2006 com apenas 15 anos, é conhecido por criar um site no qual documentou milagres eucarísticos, mostrando ao mundo o poder transformador de Cristo na Eucaristia. Ele foi beatificado em 2020 e é visto como um exemplo de santidade para as novas gerações.
Outro ponto relevante na nona Festa de Jesus das Santas Chagas é o fechamento do Ano de São Pio de Pietrelcina, grande intercessor da Obra Evangelizar, conhecido mundialmente por sua profunda espiritualidade e por carregar em seu corpo as chagas de Cristo. O evento também será o ponto de partida para o Ano de Nossa Senhora do Carmo na Obra, em preparação para o 20º aniversário da Associação Evangelizar, a ser comemorado em 2025, aumentando ainda mais a expectativa dos fiéis para as festividades do próximo ano.
A programação religiosa começa na segunda-feira, 23 de setembro, com a Santa Missa de abertura, às 11h30, concelebrada pelo padre Jorge Fortunato e pelo diácono Rômulo Canuto, e se estende com diversos momentos de oração e reflexão ao longo da semana.
Entre os momentos mais aguardados estão a Via-Sacra, o Tríduo em Honra a Jesus das Santas Chagas e a Missa de Encerramento com a Coroação de Jesus das Santas Chagas, no domingo, 29 de setembro, presidida pelo padre Reginaldo Manzotti e outros sacerdotes convidados.
Além da programação litúrgica, a festa terá shows de música católica, corais e momentos de confraternização.
O evento terá transmissão ao vivo da Rede Evangelizar de Comunicação e também pelas redes sociais da Associação.
(Com informações de Bombai Comunicação)