Junho é um mês de celebração em Lisboa, com festas em louvor a Santo Antônio, o padroeiro da capital portuguesa. Nas Festas de Lisboa, as ruas da cidade enchem-se de luzes coloridas, correntes de papel e guirlandas, ao som de músicas típicas e ao cheiro inconfundível de caldos verdes, pimentões e sardinhas assadas, preparados em fogareiros ali mesmo ao ar livre. Mas o mês inteiro é marcado por muita alegria, cor, música, dança, comidas e bebidas típicas.
Outra tradição antiga, as marchas populares despertam a cultura da coletividade bairrista. Assim, todos os anos, na noite de 12 de junho, grupos de Alfama, Bica, Bairro Alto, Castelo e Mouraria desfilam na emblemática avenida da Liberdade, competindo entre si pelo título de melhor marcha segundo a escolha do júri. Na ocasião, há ainda uma grande festa com arraiais e bailes estendendo-se até a madrugada.
Igualmente concorrido é o “Arraial Lisboa Pride”, o maior acontecimento LGBTQUIA+ de Portugal. Não menos aguardado, é o “Noivas de Santo Antônio”, uma cerimônia para a realização de inúmeros casamentos na Catedral Sé, passando pela Igreja de Santo Antônio.
As festividades contam, ainda, com os famosos “Tronos de Santo Antônio”, obras de arte efêmeras realizadas pelos moradores e por entidades sediadas nos bairros tradicionais, passando pelos “Fados no Castelo”, com vista única sobre a cidade e o rio Tejo, além de encontros artísticos, literários, teatrais, cinematográficos, esportivos e científicos.
Informações: www.visitlisboa.com.