Este fim de semana, sábado e domingo, 19 e 20 de outubro, marca a realização, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, do segundo Festival Vinopar, iniciativa da Associação dos Vitivinicultores do Paraná, que reunirá vinícolas da Grande Curitiba e do interior paranaense – Araucária, Cave Colinas de Pedra, Família Fardo, Franco Italiano, Legado, RH e Zanlorenzi. Nos estandes, mais de 50 rótulos de vinhos, espumantes e derivados produzidos em terras do Paraná.
Além de colocar seus produtos à degustação dos visitantes, as vinícolas também apresentarão seus roteiros de enoturismo, com visitas guiadas, gastronomia, degustações harmonizadas e áreas de lazer e descanso junto à natureza.
A segunda edição do Festival Vinopar terá também pratos da culinária típica do Paraná, como barreado com banana e arroz com mariscos e palmito, de origem caiçara, servidos pelo Empório do Largo, e a quirera com costelinha preparada pela Vinhos Andretta. Também haverá pierogui de ricota do Pierogui do Mi&Ro, sanduíche de porchetta do Campania, pães artesanais da Panoteca, queijos do Chico Mineiro e embutidos artesanais feitos de porco moura, raça 100% paranaense, apresentado pelo Porcadeiro. Cafés e doces serão do Café do Moço.
Segundo o sommelier Wagner Gabardo, executivo da Vinopar, a ideia é promover uma enogastronomia local, estimulando e habituando o público a consumir pratos com vinhos produzidos regionalmente. As opções gastronômicas foram ampliadas a pedido do público da primeira edição do festival, que contou com a participação de cerca de 1.200 pessoas.
A exemplo da edição anterior, haverá uma programação de palestras com especialistas sob a curadoria do núcleo TerroirTur do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFPR, em conjunto com a escola de sommeliers Alta Gama. Entre os temas, a importância da poda das videiras, a adaptação de variedades viníferas na região metropolitana de Curitiba, a elaboração de derivados do vinho como grapa e vermute, vinhos no cinema, no jornalismo e na cultura alimentar. Um dos destaques será a apresentação do Revitis – programa de revitalização da viticultura no Paraná, conduzida pelo agrônomo Ronei Andretta.
O ingresso custa R$ 50 e dá direito a uma taça personalizada de brinde, uma cartela de doses de degustação e acesso às palestras; somente acesso ao evento e palestras, R$ 25. Haverá também venda de vinhos por taça e por garrafa para serem consumidos no local. A compra antecipada de ingressos pode ser feita nas vinícolas participantes, na padaria Panoteca Panfolia, no Locavorista (ambos em Curitiba) e pelo site vinopar.eventbrite.com.