Festuris consolida papel de indutor de negócios no turismo

No Serra Park, 24 mil metros quadrados de estandes de 65 destinos/Foto: JZ

Com a edição dos 30 anos, de 8 a 11 de novembro, o Festuris Gramado – Festival de Turismo de Gramado consolidou-se como o mais importante evento do turismo brasileiro, superando outros, mais antigos e tradicionais.

A opinião é dos próprios expositores, cujo índice de satisfação é aferido a cada ano, mediante pesquisa da Universidade de Caxias do Sul. No entender do trade turístico, o evento é a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul no setor.

Solenidade de abertura no Palácio dos Festivais/Divulgação Festuris

Também o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, fez sua avaliação: “Eu viajo o mundo em eventos, mais de 400 ao ano, e posso dizer que o Festuris se destaca entre eles”. O Ministério participou com o maior estande da feira: 350 metros quadrados, onde foram reunidos os destinos brasileiros e suas atrações.

Números expressivos marcaram a 30ª edição: estimativa de R$ 300 milhões em geração de negócios a partir de contatos realizados na feira realizada no Serra Park; 15 mil participantes entre profissionais de turismo, estudantes e imprensa; 65 destinos internacionais; R$ 20 milhões de impacto econômico para a Região das Hortênsias; 5% de aumento em número de expositores com relação a 2017; 24 mil metros quadrados de área de estandes.

Afora a feira, o Festuris teve 250 palestras e workshops, lançamentos de programas como o Caminho de Caravaggio, envolvendo cinco municípios; a Festa da Uva de Caxias do Sul; e a maratona do vinho, de Bento Gonçalves; e de livros, entre outros.

Em 2019, o evento será realizado de 7 a 10 de novembro.

AULA DE TURISMO

Na abertura do Festuris, na noite da quinta-feira 8/11, no Palácio dos Festivais, no Centro de Gramado, o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, disse que “passear pelas ruas de Gramado é uma verdadeira aula de turismo”, referindo-se ao estágio de competência na preparação e promoção da cidade, principalmente nesta época do ano quando vive as emoções e o colorido do Natal Luz, que atrai milhares de brasileiros.

Disse ainda que parte da nossa missão é chamar o mundo para vir ao país e destacou a parceria entre órgãos de governo e iniciativa privada: “O Festuris, em 30 anos, é símbolo deste esforço e desta projeção”.

Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi/Divulgação Festuris

Marta Rossi, diretora da Rossi & Zorzanello, criadora do evento que nasceu Festival de Turismo de Gramado, ao lado de Sílvia Zorzanello (falecida em 2010), falou do “susto que a gente leva cada vez que pensa nesses 30 anos e principalmente neste, um ano tão especial para nós”.

Lembrou do primeiro contrato, do primeiro crachá, do primeiro anúncio do festival, dos tempos pioneiros da primeira edição. “Somos um palco de muita história. Na esteira do Festuris nasceram entidades de classe e empresas que hoje geram grandes negócios. E até casamentos”.

Falou, ainda, que apesar dos tempos difíceis e do cenário adverso dos últimos anos, “sempre registramos uma curva ascendente. Geramos resultados para nossos parceiros e podemos dizer que deixamos um legado para a cidade, para a região, para o estado e também para o turismo do Brasil. Mas, sobretudo, semeamos bem-querer”.

“Queremos continuar olhando para a frente. Trinta anos são apenas o começo do muito que ainda desejamos fazer”, garantiu ela.

Espaço Tech Corporativo, uma das inovações/JZ

Eduardo Zorzanello, também diretor do Festuris, disse que “buscamos sempre nos reinventar” e que o evento cumpre sua proposta de intenso networking, que o transforma no entender do trade na mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina.

Outro diretor, Marcus Rossi, responsável pelas inovações tecnológicas agregadas ao festival, discorreu sobre o Meeting Festuris, realizado este ano pela primeira vez, com palestras e debates sobre a tecnologia aplicada à geração de negócios e também sobre o segundo Summit Gramado, encontro de startups, agendado para 31 de julho a 2 de agosto de 2019.

CASAMENTO NA FEIRA

Casamento de João Carlos e Rose, no espaço Wedding/Divulgação Festuris

Se em sua fala de abertura, Marta Rossi disse que o Festuris promoveu até casamentos ao longo dessas três décadas, a edição de 2018 marcou a inauguração de um novo espaço: o Wedding, pois, em pleno recinto da feira, foi realizado um casamento: os noivos, João Carlos Albano e Rose Larrat Albano, agentes de viagens de Belém (PA), que vivem juntos há anos, casaram no rito judaico, com as bênçãos de um religioso de Israel, também empresário do turismo. Marta Rossi e o marido Sérgio Prade foram padrinhos.

No Festuris foram também homenageados profissionais do turismo, nomeados embaixadores do evento, que mais levaram agentes de viagens a Gramado, entre eles, Roberto Bacovis, de Curitiba.

Marta com o troféu Infinito, outorgado pela Abav-RS/Divulgação Festuris

Marta Rossi recebeu da Abav-RS o Troféu Infinito; o Uruguai foi considerado o estande mais criativo pela revista Brasil Travel News; Helio Lima Duarte, veterano profissional do turismo, foi homenageado no tradicional plantio de uma araucária no Projeto Gralha Azul.

O paranaense João Jacob Mehl, presidente do Sindicato de Hospitalidade e Alimentação de Curitiba (Seha) teve seu retrato inaugurado na galeria dos amigos do Festuris.

Pelos 30 anos da parceria entre o Festuris e a operadora CVC (hoje a terceira maior do mundo), o empresário Guilherme Paulus, fundador da empresa há 47 anos, foi homenageado pela organização do evento. Disse, ao agradecer, que “precisamos sempre cobrar o apoio do governo, mas não depender do governo”.

Citou a ousadia de Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, pioneiras na promoção do turismo de Gramado, que assim agiram há três décadas, na criação do festival, e prometeu colocar um busto das duas nos jardins do Wish Serrano, um dos hotéis de seu grupo GJP Hotels & Resorts.

 

Compartilhar: