Durante duas semanas, de 1 a 14 de setembro, a Pantucci Trattoria (r. Barão de Guaraúna, 553, Juvevê) realiza o segundo Festival Filé Wellington, prato de origem inglesa que é um dos destaques do cardápio da casa: corte alto de mignon, selado na manteiga, envolto em massa folhada com cogumelos refogados e assado ao forno.
Será servido de terça a sábado, apenas no jantar, das 19h às 23h, ao preço de R$ 49,90 + 10% de taxa de serviço.
Haverá quatro opções de acompanhamentos: gnocchi salteado e molho de vinho tinto; brócolis e molho de vinho tinto; fettuccine ao molho funghi ou batatas rústicas e molho de vinho tinto.
A Pantucci Trattoria foi o primeiro restaurante do sul do Brasil a servir a versão individual do prato. De acordo com a gerente da trattoria, Vanessa Lorenzatto, a ideia de trazer esse prato para o cardápio foi devido ao grande sucesso que ele fez após o programa de TV MasterChef Brasil.
Existem várias versões para a origem do Filé Wellington. A mais aceita é de que o prato surgiu em 1815, em homenagem a um comandante britânico que derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo e que ganhou o título de Duque de Wellington.