Leo Moço, barista tricampeão, vai ao mundial na Coreia

Nos preparos, Leo Moço usou uma variedade de café originária do Sudão, na África, chamada “sudã romê”

Competindo com 22 baristas de todo o Brasil, Leo Moço, do Grupo Café do Moço e do Barista Coffee Bar, de Curitiba, venceu no domingo 27/8 o Campeonato Brasileiro de Barismo 2017 e tornou-se tricampeão brasileiro, pois já havia conquistado o título em 2013 e 2015.

A competição, organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, foi realizada na cidade de São Lourenço (MG). Durante a final, cada barista tinha 15 minutos para preparar 12 doses: quatro espressos, quatros bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas de assinatura.

Com o título, Leo Moço está classificado para representar o Brasil no campeonato mundial da modalidade, que será realizado na Coreia do Sul, em novembro.

O tricampeão com o troféu do campeonato

Um dos preparos de Moço na final de São Lourenço, foi um drinque assinatura elaborado com 120ml de espresso, xarope de açúcar demerara, pêssego fresco e uma imersão de casca de café preparada com uma técnica chamada sous-vide (a vácuo), a 30° Celsius por seis horas.

Leo Moço usou uma variedade de café originária do Sudão, na África, chamada “sudã romê”, pouco conhecida no Brasil. “O grão foi colhido pela primeira vez esse ano aqui no Brasil, na fazenda Santuário Sul, na cidade de Carmo de Minas, em Minas Gerais. Foi uma produção muito pequena, mas de extrema qualidade. Isso contribuiu muito para a qualidade dos meus reparos durante a disputa”, explica o tricampeão.

Compartilhar: