Manhã de domingo tem ópera de Wagner no Guairão

A OSP apresenta uma obra que é rara no Brasil, pois requer uma orquestra muito grande 
Foto: Kraw Penas

Em sua segunda apresentação em 2018 no Teatro Guaira (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto/Guairão), neste domingo 4 de março, às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) executa a ópera “O Anel sem Palavras”, de Richard Wagner, sob regência do maestro Stefan Geiger. O ingresso custa R$20.

“O Anel sem Palavras” é uma seleção dos melhores momentos da ópera “O Anel de Nibelungo”, de Wagner, realizada pelo maestro francês Lorin Maazel (1930-2014), que condensou 17 horas da música wagneriana em uma hora e quinze minutos – os momentos de maior paixão e dramaticidade.

Segundo o maestro Stefan Geiger, que é o titular da OSP, “a execução dessa obra é rara no Brasil, pois requer uma orquestra muito grande como a nossa e também são necessários instrumentos especiais, por exemplo; no total são oito trompas, sendo quatro tubas wagnerianas. Há um trombone contrabaixo, que tem mais ou menos dois metros, um trompete baixo especial e 18 bigornas, que emitem um som singular.”

Em pouco mais de uma hora, a mais famosa ópera alemã, será executada sem cantores, apenas com instrumentos. “Para mim é um grande momento e também é assim para os nossos músicos da OSP, pois alguns deles terão poucas chances de repetir isso. Eu estou consciente de que este momento é único e fico muito grato por isso, especialmente pelo fato da obra ser de um músico alemão”, destaca Geiger.


Maestro Stefan Geiger: formação na Alemanha, França e Estados Unidos
Foto: Divulgação

O maestro Stefan Geiger, que é alemão, está há dois anos à frente da OSP. Recebeu formação musical em Colônia, Trossingen, Bremen (Alemanha), Paris (França) e Filadélfia (EUA). Foi bolsista da “Studienstiftung des deutschen Volkes” e ganhou prêmios em diferentes concursos internacionais. É um dos fundadores e presidente do júri do “German Music Award”, concurso em cooperação com a Rádio Bremen que a cada dois anos oferece um fórum para jovens que compõem músicas para videogames.

Entre os trabalhos que realizou junto à orquestra paranaense estão diversos concertos apresentados desde 2012, incluindo os tocados com projeção dos filmes: “As Aventuras do Príncipe Achmed  (As Die Abenteuer des Prinzen Achmed)”, de Lotte Reiniger, trilha sonora de Wolfgang Zeller; “Metropolis”, de Fritz Lang, trilha sonora de Gottfried Hupertz; “Marinheiro de encomenda (Steamboat Bill Junior)”, de Buster Keaton, trilha sonora de Timothy Brock.

 

Compartilhar: