Marta e Sílvia, duas damas pioneiras e ousadas

Sílvia Zorzanello e Marta Rossi nos tempos primeiros do Festuris/foto: NewsletterFesturis

Neste mês dedicado à mulher, nunca é demais lembrar o papel de duas ousadas empresárias gaúchas – Marta Rossi e Sílvia Zorzanello -, graças às quais o Brasil, o Rio Grande do Sul e a sempre atraente Gramado realizam, hoje, um dos maiores e mais importantes eventos turísticos da América Latina: o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado.

Acompanhei de perto o trabalho das duas desde o lançamento da primeira edição do Festuris, que reuniu o trade turístico paranaense em um pequeno evento no bairro gastronômico de Santa Felicidade, em Curitiba. Participei, como jornalista, e como diretor de Turismo de Curitiba, de inúmeras edições do Festuris, desde os tempos do acanhado ginásio de esportes da Prefeitura local até os amplos espaços no Serra Park, passando ainda por outros salões, com uma versão em Canela, a cidade vizinha.

Antes de chegar a CEO do Festuris Gramado, Marta Rossi foi RP (relações públicas) de Calçados Ortopé, gerente do Jornal de Gramado, assessora de RP de Calçados Charles Jourdan, RP do Hotel Serra Azul, assessora de eventos da Prefeitura de Gramado, gerente de comercialização e RP do Hotel Serrano, professora universitária em Caxias do Sul e professora da Escola de Hotelaria de Canela. Hoje, coleciona uma série de prêmios, cidadanias e homenagens de várias partes do Brasil e também do exterior.

Sílvia Zorzanello foi durante sete anos assessora da Secretaria de Turismo de Gramado, participou da implantação do Hotel Serrano e do Serrano Centro de Convenções. Ali, ocupou cargos de assessora da direção, gerente de alimentação e bebidas e gerente geral, durante 12 anos, tendo colaborado, ainda, em eventos como o Natal Luz, Feira de Móveis, Festa da Colônia, Festa das Hortênsias, entre outros.

Sílvia morreu precocemente em julho de 2010. Teve, porém, a alegria de constatar que aquela empresa que ajudou a fundar, nos idos de abril de 1988, tornou-se responsável por vários grandes eventos. Hoje é nome de praça em sua cidade e também de um troféu outorgado pela Câmara de Vereadores de Gramado, entregue a personalidades do turismo.

Marta e Sílvia, em 2008, diante da Galeria dos Amigos do Festuris/foto: Cleiton Thiele

Reproduzo a seguir, pelos dados que dão a dimensão do evento, parte de matéria assinada por Pietra Pavarotti, publicada na edição de março da Newsletter Festuris, que coloca muito bem a trajetória dessas duas mulheres ousadas e criativas:

“E foi nesse mesmo cenário no qual duas profissionais do ramo da hotelaria gramadense, Marta Rossi & Silvia Zorzanello, fundaram uma das maiores empresas de eventos de Gramado, a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. As empresárias, enxergando o potencial do município, não somente como destino turístico, mas também como para a geração de negócios, decidiram sacrificar suas promissoras carreiras hoteleiras para investir no desenvolvimento desse segmento da cidade. 

Trinta e cinco anos atrás, as duas gramadenses criaram um dos maiores eventos de negócios turísticos da América Latina, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. O evento começou pequeno, ocupando em sua 1ª edição, em 1989, apenas dois pequenos pavilhões da Prefeitura de Gramado, e chega hoje à condição de um dos mais importantes do calendário turístico mundial.

Em novembro de 2023, Marta foi homenageada com a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo/foto: Gustavo Merolli

A criação do Festuris contribuiu para a profissionalização do turismo na Região das Hortênsias e também para colocar definitivamente o Rio Grande do Sul no mapa do Turismo nacional. Em sua última edição, a 35ª, a Feira impactou o município em R$ 40 milhões e gerou R$ 400 milhões em negócios, além de aferir 98% de satisfação do público e registrar 96% de realizações de negócios entre os participantes. 

‘Olho para trás e só agora consigo medir a coragem que tivemos na época e quanto desafiador foi essa iniciativa. Se hoje ainda temos uma resistência no mercado de trabalho no desempenho profissional feminino, imagina há 35 anos. Éramos vistas como duas mulheres do interior do estado que queriam executar um projeto audacioso’, lembra Marta. 

Marta e Silvia, juntas, construíram diversos eventos de sucesso em Gramado, deixando um eterno legado na história da Serra Gaúcha e no turismo brasileiro. Outro grande feito que ambas realizaram foi o Chocofest, imortalizado na infância de diversos gramadenses e turistas. Focado no público final, o evento trazia a magia do chocolate para as ruas da cidade e reunia pessoas do Brasil inteiro. 

A partir de 2010, Sílvia passou o seu legado ao filho Eduardo Zorzanello, que seguiu como sócio, companheiro e amigo de Marta após o falecimento de sua mãe. A Rossi & Zorzanello também contou com a breve contribuição de mais um sócio, atual CEO da Gramado Summit e filho de Marta, Marcus Rossi. 

Atualmente, a empresa segue produzindo e lançando grandes eventos, sendo o seu mais recente o Connection Experience. Nasceu durante a pandemia e com o principal propósito de todos os empreendimentos da Rossi, o desenvolvimento do turismo. O Connection busca o progresso de diversos segmentos turísticos por meio do conhecimento. Sua edição de 2023 abordou o tema Terroirs do Brasil, onde explorou as singularidades das regiões brasileiras por meio dos seus produtos de origem. O sucesso foi tanto que a empresa decidiu retomar o mote em 2024. 

Marta enfatiza que, ‘o Festuris foi construído através de um trabalho de formiguinha. Eu e a Silvia batíamos de porta em porta buscando apresentar os nossos projetos e sonhos. Nós crescemos lentamente em cima de uma proposta com potencial, mas subestimada pelo mercado. E da mesma maneira, faremos com o Connection, visando não somente colocar nas prateleiras produtos de alta qualidade, mas também suas histórias e de quem os produz’”. 

Compartilhar: