Mega reserva reabre ao ecoturismo

Passeio de caiaque pelas águas dos reservatórios ao longo do rio Juquiá/fotos Crioula Câmera

Considerada a maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com área que equivale à da cidade de Curitiba (PR), localizada no Vale da Ribeira, interior de São Paulo, e um dos ativos ambientais da Votorantim, o Legado da Águas anuncia a retomada das atividades de ecoturismo em 26 de setembro, depois do recesso motivado pela Covid-19.

Para a reabertura, a Reserva readequou toda a sua estrutura e adotou medidas preventivas com base em padrões nacionais e internacionais de segurança sanitária. As opções de atrativos disponíveis para o retorno, entre trilhas, canoagem, banho de rio e cachoeiras, possibilitam aos turistas contato imersivo com a floresta, aventura ou mesmo um passeio relaxante em contato com a natureza.

William Mendes, gestor de uso público, ecoturismo e esportes do Legado das Águas, explica que os últimos quatro meses foram dedicados à elaboração do Plano de Reabertura, que estabeleceu diversas medidas preventivas, entre as quais placas de distanciamento e de orientação de higiene.

Também foram implementadas: redução da capacidade máxima de visitantes, aferição da temperatura constante entre funcionários e visitantes, obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização constante das áreas de uso comum, higienização específica para a pousada, disponibilização de álcool em gel para visitantes, priorização do check-in virtual, entre outras medidas.

David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, conta que, para incentivar a prática da biossegurança na região, o Legado das Águas criou o selo “Parceiro Clean”, que será concedido aos fornecedores que se comprometerem a seguir as medidas previstas no Plano de Reabertura.

CANOAGEM E TRILHAS

Para o retorno, o Legado das Águas abriu venda promocional e antecipada para três das atividades mais requisitadas pelos turistas:

O Legado oferece uma série de atividades de ecoturismo, como trilhas e observação de aves

Canoagem: enquanto o turista rema, poderá contemplar a atraente floresta atlântica que margeia o rio Juquiá, além de ter uma grande possibilidade de avistar aves como martim-pescador, águia

pescadora, garças e biguás;

Trilha da Cachoeira Dezembro: além de um belo visual, dentro da floresta, a trilha finaliza em uma grande cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos;

Trilha da Copaíba-Prainha: são nove quilômetros de trilha terrestre, onde é possível ter contato com grandes árvores e visualizar de um mirante natural a floresta e uma via aquática de três quilômetros, que pode ser percorrida de caiaque ou barco, serpenteando diversas paisagens diferentes, que finaliza com banho no rio Juquiá.

Os ingressos promocionais podem ser adquiridos pelo site http://loja.legadodasaguas.com.br/. Ao escolher a atividade, o turista será direcionado ao sistema de agendamento, onde poderá escolher a data disponível nos meses de setembro a novembro de 2020 e de janeiro a junho de 2021. Com o objetivo de controlar o número de visitantes, o Legado só receberá os turistas mediante compra antecipada de ingressos, não sendo autorizada a venda na base da Reserva.

POLO DE PESQUISAS

Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área do Legado foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o local é administrado pela empresa Reservas Votorantim.

 

(Com informações da FleishmanHillard Brasil)

 

Compartilhar: