Mia Cara apresenta clássicos do cinema italiano

Com curadoria conjunta de Marden Machado e Antonio Cava, a Mostra de Cinema do Mia Cara 2021, realizada em parceria com o Cine Passeio, está recheada de produções memoráveis, reunindo nomes como os de Federico Fellini, Ettore Scola, Enrico Maria Salerno, Mateo Zoni, Pietro Marcello, Roberto Ardò, Matteo Garrone e Silvio Soldini. A programação estreia no dia 27 de maio e na edição deste ano, que traz como tema “Viva a Itália em sua Casa”, o público poderá acompanhar as exibições na plataforma streaming do Cine Passeio, de forma gratuita.

A seleção para o panorama clássico da mostra foi feita por Antonio Cava. “A escolha dos filmes se deu no intuito de celebrar ícones do cinema italiano, cada um deles traz também uma data a ser lembrada. Nós temos ‘Sacco e Vanzetti’, por exemplo, um drama político no qual se discute a condenação histórica de dois imigrantes italianos nos Estados Unidos, fato que, neste ano, está completando cem anos. Outra atriz de destaque, que completou 80 anos em 2021, é Florinda Bolkan, que também possui uma carreira esplêndida, além de ser uma ótima representação das riquíssimas relações culturais que unem Brasil e Itália. Da mesma forma, não poderíamos esquecer de outro laço que conecta os dois países, como a paixão de Anita e Garibaldi”, explica Cava.

Antonio Cava também ressalta a importância da realização do festival, mesmo em tempos de pandemia. “É louvável a energia de todos os envolvidos em dar continuidade ao evento, apesar das circunstâncias em que vivemos hoje”, diz. Ele ainda revela que esta é a primeira vez que se dedica a preparar uma mostra inteiramente on-line e que, por isso, precisou pensar em conteúdos que fizessem mais sentido neste contexto.

Mostra Contemporânea

Na apresentação dos títulos contemporâneos que compõem a mostra, a curadoria é de Marden Machado. “A ideia para a seleção dos filmes para o Mia Cara 2021 foi apresentar obras diferenciadas do cinema Italiano, tentando fugir dos clichês, com produções menos populares entre o público em geral, porém não menos importantes”, explica o cineasta. Além disso, teremos uma variedade maior quanto aos gêneros escolhidos. “Muitas pessoas associam o cinema italiano com comédias ou filmes mais românticos, por exemplo, porém o país conta com grandes produções dentro dos mais diversos temas, então acreditamos que também seja importante destacar esta pluralidade”, ressalta.

Para Marden, o fato de o festival ser apresentado em formato on-line este ano é uma grande oportunidade para ampliar o acesso do público à cultura italiana e à apreciação de obras cuidadosamente selecionadas.

Para ver a Mostra de Cinema do Mia Cara 2021 basta acessar o site do Cine Passeio em www.cinepasseio.org inscrever-se na programação e assistir. A mostra estreia no dia 27 de maio, como a exibição do panorama clássico do festival, enquanto que no dia 3 de junho o público poderá apreciar a seleção dos filmes contemporâneos, que ficam em cartaz até 9 de junho.

Edição on-line

Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, o Festival Mia Cara 2021 acontecerá de 24 de maio a 6 de junho. Nas duas semanas de duração, a nona edição reserva uma rica programação cultural, incluindo apresentação com a cantora italiana Carla Cocco, ações de gastronomia e turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri. Com patrocínio do Banco BRDE, Sanepar, Copel, Celepar, Detran, Havan e Fomento Paraná, a programação completa do Festival Mia Cara está disponível em miacara.com.br. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura com apoio do Comites Curitiba, Festval, GME, Angelina Caron, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac, Sociedade Garibaldi, Centro Europeu, Mozzarellart, Santa Maria Papéis, Carti Mais, Gardenia Orchidea, Família Martinelli, UFPR e ENIT.

(Zelig Digital)

 

Compartilhar: