O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas (praça Senador Correia, 128, Centro) realiza entre os dias 7 e 13 de dezembro a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe em Curitiba. A programação religiosa em homenagem à padroeira da América Latina terá cerimônias eucarísticas conduzidas pelo arcebispo metropolitano de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo, e pelo bispo auxiliar da capital, dom Reginei José Modolo, com a concelebração do pároco reitor do Santuário, padre Reginaldo Manzotti.
A Festa terá início no Sábado em Família (7), que será dedicado à protetora das famílias e nascituros. As atividades começam às 13h, com uma visita guiada ao Santuário, seguida por uma recepção conduzida pela missionária Dulce Maria Bobadilla Lazinski.
Os fiéis vão assistir a pregações com Alexandre André Rossi, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e com padre Jorge Fortunato. A programação terá o Terço dos Homens, apresentação musical em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, com Cezar Neves, e Adoração ao Santíssimo. O primeiro dia se encerra com a Santa Missa às 18h.
No domingo 8, as celebrações no Santuário seguem com missas às 9h, 11h e 18h, além da recitação do Terço dos Mistérios Gozosos, às 10h. De segunda (9) a quarta-feira (11), acontece o Tríduo Preparatório para o Dia da Padroeira, com missas às 7h30 e 12h, além da recitação do Terço às 13h30, com mistérios variados conforme o dia.
Na quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a programação começa com missa às 7h30. Ao meio-dia será celebrada a Missa Solene presidida por dom José Antônio Peruzzo e concelebrada pelo padre Reginaldo Manzotti. À tarde, os fiéis podem se unir para a Recitação do Rosário às 15h e, às 17h30, para mais uma Missa Solene, desta vez presidida por dom Reginei José Modolo e concelebrada por padre Manzotti.
A Festa termina na sexta-feira (13), com o Louvor a Mãe de Guadalupe às 16h30, seguido da pregação “A devoção e milagres de Nossa Senhora de Guadalupe” com Everson Zanini. Logo após, haverá o Terço Mariano com o Movimento Católico Café com Terço. Para encerrar as homenagens à protetora das famílias, nascituros e bebês, a Santa Missa das 18h terá um momento especial com a Bênção das Mulheres, Gestantes e Rosas.
Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, é uma das devoções mais importantes da Igreja Católica. Sua história remonta a 1531, quando a Virgem Maria apareceu ao indígena Juan Diego, no México, pedindo a construção de um santuário em sua homenagem. Como sinal da aparição, Diego colheu rosas que brotaram milagrosamente no inverno e as entregou ao Bispo no manto em que surgiu a imagem da Virgem de Guadalupe.
(Fonte: Bombai Comunicação)