Notre Dame de Paris será reaberta neste domingo

Notre Dame restaurada depois de cinco anos e investimento de 700 milhões de euros/foto: Divulgação/Civitatis

A catedral de Notre Dame, em Paris, será reaberta neste domingo 8 de dezembro, após cinco anos de trabalhos de restauração motivados pelo grande incêndio que destruiu boa parte das instalações, em 15 de abril de 2019.

Neste sábado 7, o presidente francês Emmanuel Macron fará um discurso no átrio da catedral, seguido por um show com artistas renomados. O domingo terá missa solene e durante os oito dias seguintes serão realizadas visitas até às 22h. A visitação normal será retomada em 16 de dezembro.

A Civitatis, plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, prevê que, com a reabertura, a Notre-Dame deva receber cerca de 15 milhões de turistas por ano. Por isso, fazer uma reserva com antecedência será essencial para evitar filas longas. As visitas em grupo, sejam culturais ou de peregrinação, serão retomadas a partir de junho de 2025.

Para os que chegarem sem reserva, será organizada uma fila com tempo de espera prolongado. Em breve, com a Civitatis, os viajantes poderão realizar um tour pela catedral de Notre-Dame que inclui entrada à cripta, onde eles poderão aprender mais sobre a restauração e as curiosidades dessa joia gótica.

A catedral, três meses depois do incêndio de abril de 2019/foto: Júlio Zaruch

A reconstrução de Notre-Dame exigiu investimentos de 700 milhões de euros (aproximadamente 4,4 bilhões de reais). Esse esforço, viabilizado por doações provenientes de 150 países, contou com o envolvimento de 250 empresas e centenas de artesãos qualificados.

Ainda segundo a Civitatis, a partir de 2025 o entorno de Notre-Dame será renovado com foco na sustentabilidade. Serão criados 1.800 metros quadrados de áreas verdes e serão plantadas cerca de 160 árvores, integrando a catedral à natureza e ao rio Sena. Além disso, um antigo estacionamento foi transformado em uma entrada acessível para turistas.

Construída entre 1163 e 1345, na Île de la Cité, Notre-Dame é uma das catedrais góticas mais antigas e renomadas do mundo. Em frente à sua imponente fachada encontra-se o quilômetro zero da França, marcado pelo medalhão do Point Zéro, ponto de partida de todas as estradas nacionais do país.

Declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1991, a Notre-Dame é um símbolo eterno da história, cultura e espiritualidade da França. Como parte de sua renovação, a catedral contará com uma nova decoração que incluirá três tapeçarias do pintor espanhol Miquel Barceló, a serem instaladas na capela da nave lateral norte, segundo anunciou um representante da arquidiocese durante a apresentação oficial das celebrações de reabertura.

Compartilhar: