O legado de Messi

Messi: 748 em 929 jogos no total entre FC Barcelona e seleção Argentina/fotos: LaLiga

Na quinta-feira 5 de agosto, o FC Barcelona anunciou a saída de Lionel Messi do clube – por conta das exigências trazidas pelo fair play financeiro vigente na LaLiga, que publica todo ano o chamado “limite de custo de plantel esportivo”. Nessa conta, fazem parte os pagamentos a jogadores, técnico, assistente e preparador físico. Com isso, a lenda argentina deixou o clube culé após 17 temporadas e decretou o fim de uma era. Relembre recordes absurdos que Messi deixa de legado:

Maior artilheiro de um único clube (e na LaLiga): Lionel Messi acumulou uma enorme quantidade de gols: nada menos que 748 em 929 jogos no total entre FC Barcelona e Argentina. Somente pelo Barça os 672 tentos oficiais colocam o argentino no Top-1 desta lista. Falando especificamente da LaLiga, o principal torneio da Espanha, o camisa 10 disputou um total de 520 partidas pelo clube Blaugrana e marcou nada menos que 474 gols, ultrapassando o recorde de Gerd Muller em torneios nacionais – 365 em 427 jogos pelo Bayern na Alemanha. Isso, sem falar que é o jogador que mais vezes foi artilheiro da própria LaLiga, com oito troféus Pichichi .

Está presente no Guinness Book: Apesar de ser o jogador com mais Bolas de Ouro na história e o segundo que mais troféus da LaLiga já levantou – ficando a apenas duas do ídolo merengue Paco Gento, com 12×10 -, Messi está no famoso ‘Livro dos Recordes’ por outro motivo. Em 2012, o camisa 10 Blaugrana fez história ao anotar impressionantes 91 gols na temporada, conquistando seu espaço no Guinness como o atleta que mais balançou as redes em um só ano. Vale lembrar que deste montante, 50 gols foram somente na LaLiga Santander, o que o deixa no posto de maior artilheiro de uma única edição do nacional.

O craque deixa o Barcelona após 17 temporadas

Jogador com mais Hat-Trick na LaLiga: Falando em gols… o maior artilheiro da história do FC Barcelona e da seleção da Argentina, também é o dono do maior número de Hat-Tricks – quando o jogador marca três gols em uma mesma partida – na história do futebol espanhol. Afinal, em 36 oportunidades, o craque argentino ‘levou a bola para casa’ na LaLiga Santander, ultrapassando justamente o recorde de Cristiano Ronaldo (que era de 34 “hat-tricks” na Liga), obtido em dezembro de 2019. Em outras seis vezes, Messi ainda conseguiu fazer quatro gols. Isso, sem falar que ele marca ao menos 20 gols há 13 temporadas seguidas – somando, então, mais um recorde para sua vasta lista.

Já marcou quase 30 gols de cabeça: Ao contrário do que muitos podem imaginar, Messi não é tão baixo quanto parece. No entanto, mesmo que pequeno perante aos grandes zagueiros das ligas europeias e das seleções, o argentino de 1,7m já conseguiu balançar as redes adversárias em 24 oportunidades de cabeça – o mais lembrado deles, muito provavelmente, é aquele marcado no dia 27 de maio de 2009, diante do então Manchester United de Cristiano Ronaldo, em plena final da Liga dos Campeões.

Cresce em jogo grande: Por falar na altura do gênio argentino, Messi cresce quando o jogo é importante. Principalmente quando era clássico contra as principais equipes da LaLiga. Prova disso, é que seu gol de número 700 na carreira veio contra o Atlético de Madrid, a segunda maior vítima do argentino, com 32 gols sofridos. A equipe de Simeone só é superada pelo Sevilla FC, que sofreu incríveis 38 gols do camisa 10. O Valencia CF completa o pódio, vendo Messi mandar a bola para o fundo das redes em 29 oportunidades. Enquanto o Real Madrid, principal adversário a nível espanhol e mundial, é o quarto da lista com 26 gols – o RCD Espanyol, rival local da Catalunha, completa o top-5, com 25 tentos contra.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da LaLiga)

Compartilhar: