O Prosper VLT da Marcopolo

O Prosper pode ter propulsão a diesel, elétrica ou híbrida e versões urbanas, turismo e intercidades/fotos: Júlio Soares

Chama-se Prosper VLT, é um veículo leve sobre trilhos, e vai operar em uma rota turística da Giordani Turismo, de Bento Gonçalves (RS). Foi desenvolvido pela Marcopolo Rail, spin-off da Marcopolo Next, focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos. Spin-off é uma empresa ou um  produto criado a partir de um negócio já existente.

O VLT será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo, em Caxias do Sul, em fábrica específica para trens, e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades.

As propulsões podem ser a diesel, elétrica ou híbrida, e as composições, de até 4 carros de 18 metros, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

De acordo com Petras Amaral, business head da Marcopolo Next e executivo responsável pela Marcopolo Rail, o Prosper VLT é fruto de uma ampla pesquisa de mercado realizada no Brasil e na América Latina e deverá atender aos segmentos urbano, intercidades e turístico. O produto apresenta diversas vantagens como baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte de passageiros. Uma composição de 4 carros poderá levar até 760 passageiros na versão urbana.

Interior do VLT: uma composição de quatro carros poderá levar até 760 passageiros na versão urbana

O empresário James Bellini, CEO da Marcopolo, destaca: “Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do país, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais”.

Na visão da empresa, trata-se de um mercado com grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no país. E, apesar de atender mais de 11 milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresenta capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor Metroferroviário Brasileiro da ANPTrilhos.

A concepção do produto teve como foco a sinergia com as instalações industriais, com a cadeia de fornecedores de matérias primas e peças, além de mão-de-obra especializada. O desenvolvimento do projeto envolveu profissionais com know-how ferroviário e times multidisciplinares de várias áreas da Marcopolo, para garantir o atendimento dos padrões internacionais desta indústria.

“O Prosper VLT entregue à Giordani Turismo foi configurado para o atendimento ao transporte turístico ferroviário. Foi fator determinante para essa escolha a trajetória de qualidade dos produtos e a tradição da Marcopolo”, afirma Susana Giordani, diretora da Giordani Turismo.

(Com informações de Máquina Cohn & Wolfe)

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