Observando onças

Observação de onças gera emprego na região pantaneira/foto: Bichos do Pantanal

Uma live sobre “Turismo de Observação de Onças” é a atração desta quinta-feira 7, às 16h, com transmissão pelo Instagram e pelo YouTube do Projeto Bichos do Pantanal, que é desenvolvido pelo Instituto Sustentar (http://institutosustentar.net/), com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental.

A live contará com a presença de Douglas Trent, diretor de pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal, que é pioneiro no desenvolvimento desse tipo de turismo há 40 anos, desde que sua iniciativa na região da Transpantaneira transformou caçadores de onças-pintadas em empreendedores do turismo de observação de vida silvestre. Hoje, pelo menos 50 famílias vivem da atividade.

Também estará presente Eduardo Falcão, proprietário de uma reserva ecológica, a Jaguar Ecological Reserve, criada pelo projeto de Douglas Trent com recursos de doações de sua ONG nos Estados Unidos, a Focus Conservation Fund, para inserir a família Falcão no turismo sustentável.

Durante a live, Douglas e Eduardo conversarão com os espectadores sobre todos os benefícios ecológicos e sociais que o turismo de observação de onças trouxe para a região pantaneira, inclusive na prevenção de eventuais ataques de onças aos rebanhos.

Douglas Trent destaca que o projeto de ecoturismo ajuda nas mais variadas vertentes: “Esse tipo de turismo ajuda no desenvolvimento econômico sustentável das regiões ligadas diretamente à atividade. Inclusive, na região pantaneira, é fundamental na preservação das onças”.

Eduardo Falcão complementa: “Os guias turísticos pertencem à região pantaneira, das comunidades locais. Há uma troca muito saudável e sustentável entre o pantanal e os pantaneiros; são essas pessoas que também ajudam na conservação da fauna e flora da região”.

Para mais informações sobre “O Turismo de Observação de Onças”, basta seguir as redes sociais do Projeto Bichos do Pantanal:

http://www.facebook.com/bichosdopantanal/

http://www.instagram.com/bichosdopantanal/

http://www.youtube.com/user/bichosdopantanal

http://twitter.com/BichosPantanal

 

Compartilhar: