Oito navios de cabotagem, 35 de longo curso e 674 mil leitos disponíveis. Assim está desenhada a temporada 2022/2023 de cruzeiros pelo Brasil, que promete ser a maior da última década no país, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, a Clia Brasil. Com duração prevista de quase seis meses — de outubro de 2022 a maio de 2023 –, o período deve contar com cerca de 330 mil desembarques de estrangeiros no país.
Entre os destaques da próxima temporada estão os retornos dos navios de longo curso, que saem de destinos internacionais, param no Brasil e seguem seus itinerários. A ação recoloca o país na rota de importantes companhias marítimas de todo o mundo após as restrições e fechamento de fronteiras devido a pandemia, fomentando o turismo internacional.
A expectativa para a temporada é de que oito navios realizem 160 roteiros no país a partir de 29 de outubro. Com 674 mil leitos oferecidos aos turistas, a previsão é de que os cruzeiros superem a marca de 2019/2020 e movimentem R$ 3,3 bilhões (com os navios de cabotagem) e R$ 1,6 bilhão (com os navios de longo curso), com geração direta e indireta de cerca de 43 mil empregos no país.
Estima-se que cada desembarque em solo brasileiro gere impacto econômico em torno de R$ 557 por dia.
As oito embarcações que estarão no Brasil nesta temporada são: Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Musica, MSC Fantasia, MSC Seashore e MSC Seaview. Elas partirão dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP) e percorrerão por 160 roteiros e 486 escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.
(Fonte: Embratur)