Oriente Árabe, um clássico curitibano

Rodízio de pratos árabes, atração à mesa desde os primeiros anos/fotos: Divulgação/NoAr Comunicação

Um dos clássicos da gastronomia curitibana, o Oriente Árabe (r. Kellers, 95) está comemorando 54 anos no cenário do centro histórico da capital paranaense. Conhecido e apreciado por suas receitas originais de família vindas da Síria, o restaurante anuncia novos pratos para a temporada de inverno.

Assim, já em meados de junho, o cardápio ganha exemplares como Fatti, Kibe Labnie e sopa de lentilhas. O Fatti é preparado com cordeiro desfiado, grão de bico e pão árabe torrado ao molho de coalhada; a porção é acompanhada de arroz sírio.

O Kibe Labnie é uma sopa que contém quatro quibinhos cozidos no molho de coalhada, manteiga e hortelã. E a sopa de lentilha à moda árabe tem o diferencial de ser vegana: leva apenas cebola, lentilha, sal, pimenta e salsinha.

Os novos itens, que permanecem até o final de julho, vão se somar ao tradicional rodízio de pratos frios e quentes que fazem sucesso desde 1969.

Oriente Árabe, em sua sede atual, no Alto do São Francisco

O Oriente Árabe nasceu pelas mãos dos sírios Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e de sua esposa Noria Heraki Abdul Hak. O casal inaugurou o restaurante no primeiro andar da esquina das ruas 15 de novembro e Ébano Pereira. Mas foi o filho e sucessor, Faissal Abdel Hak, que introduziu inovações, entre as quais a dança do ventre nas noites de sábado. Inicialmente, as dançarinas vinham de São Paulo.

Hoje, o restaurante é propriedade do empresário Fernando Portella, que destaca que a casa abre das 11h às 23h sem intervalos:  “Como ficamos em uma região histórica percebemos a necessidade de atender em horário estendido para que as pessoas pudessem almoçar mais tarde ou vir para o happy hour. Além disso, recebemos muitos turistas, que precisam de opções em horários não convencionais de almoço ou jantar, por exemplo”. Aos domingos, atende até às 15h30.

A casa, que tem capacidade para 80 pessoas, foi reformada recentemente. A área externa, com deque, é a preferida nos dias quentes e para o happy hour. O salão interno é decorado com objetos e quadros árabes. O estacionamento é próprio e gratuito.

Compartilhar: