Orquestra feminina volta ao palco dia 18

Ladies Essemble: concertos, formação de plateia e apoio às causas femininas/foto: Marcelo Elias

Primeira orquestra formada exclusivamente por mulheres no Brasil, a Ladies Ensemble, que encerrou com sucesso a programação do primeiro semestre de 2023, volta a se apresentar em Curitiba dias 18, 19 e 20 de agosto, no auditório Regina Casillo, no Solar do Rosário (r. Lourenço Pinto, 500, Centro), dentro do projeto Origens, que oferece “um recorte da formação musical brasileira e a influência das diversas etnias na cultura do País”.

Idealizado em 2009, pela violista e diretora musical e artística Fabiola Bach Akel, o grupo reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações, e é considerado um expoente num universo com uma presença diminuta de mulheres em posições de liderança.

Com sua “casa própria” no Auditório Regina Casillo, a Ladies Essemble cumpre missões importantes, na formação de plateias, democratização da música clássica e inspiração e encorajamento de musicistas.

O público da orquestra é composto por pessoas de quatro a 95 anos, a grande maioria de Curitiba e região. Foram realizados entre março de 2022 e junho de 2023, 26 concertos no Auditório Regina Casillo e 31 contrapartidas sociais no próprio teatro, no Hospital Pequeno Príncipe e em escolas da rede pública de ensino. Ao todo quase 13 mil pessoas assistiram aos espetáculos promovidos pelo projeto, sendo 5.157 espectadores das contrapartidas sociais.

Este ano, em parceria com o Solar do Rosário, espaço dedicado à arte e cultura na capital paranaense, a Ladies Ensemble apresentou o projeto “Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo”. Com dois concertos mensais, levou ao público uma programação musical envolvente.

Na temporada 2022/2023, a programação contou com o concerto Carmen encontra Butterfly; Festival de Violinos com Vivaldi; Concerto Espanhol; Ladies tocam Piazzolla; os concertos Ladies convidam Arnaldo Cohen, As três Culturas, Músicas do Tempo e peças baseadas na Obra de Shakespeare; Gala Lírica; Concerto em Memória do Holodomor; Bach, Beethoven e Brahms; Sensacionais Músicos Eslavos; e Festival Romântico, com músicas inspiradas em Romeu e Julieta e Bach.

A orquestra tem atraído músicos de talento e renome, incluindo colaborações com artistas como o aclamado pianista Arnaldo Cohen, as cantoras Fortuna, Daniele de Oliveira e Masami Ganev, e as violinistas Carolina Kliemann e Soraia Landim.

Uma das missões centrais da Ladies Ensemble é o apoio a causas femininas, com destaque para a conscientização sobre o câncer de mama.

Compartilhar: