Observar flores e jardins exuberantes realçados por efeitos de luzes, oferecendo paisagens mágicas e surpreendentes, reflexos sutis e sombras móveis: esta é a proposta dos passeios noturnos que são parte da programação do Festival Internacional dos Jardins, em curso até 31 de agosto no Castelo Domaine de Chaumont- sur-Loire, palácio francês situado às margens do rio Loire. As visitas são realizadas das 22h até a meia-noite.
Em sua 26ª edição, o Festival Internacional dos Jardins, cujo tema é “O poder das flores” conta com a tecnologia eletroluminescente de baixo consumo de energia, que respeita o meio ambiente, fauna e flora, sob os auspícios da Phillips e da CitéOs.
Incendiado em 1465 por Louis XI, o Domaine de Chaumont- Sur-Loire foi reconstruído alguns anos mais tarde. Propriedade da família d’Amboise durante 500 anos, foi Charles II d’Ambos que o transformou mais tarde em um castelo renascentista. O local abriga parques, local para exposições e eventos culturais o ano inteiro.
Cenário de muita história, o Domaine de Chaumont-sur-Loire foi cedido ao Estado em 1938 pela princesa d’Orléans et Bourbon e, desde 2007, pertence à Região La Centre-Val de Loire. A Atout France, agência de promoção turística da França, com sedes no mundo inteiro e também no Brasil, recomenda incluir a visita no roteiro de viagem.