Considerado o maior parque de flores do mundo e uma das principais atrações da Holanda, o Keukenhof, na cidade de Lisse, a menos de uma hora de Amsterdã, que abre ao público apenas durante oito semanas por ano, promove a sua 69ª temporada de 22 de março a 13 de maio de 2018.
O Keukenhof é o melhor lugar do mundo para contemplar e admirar um dos maiores ícones holandeses, a tulipa, flor símbolo do país. Mas seus imensos jardins também abrigam jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras espécies, que compõem um espetáculo de cores e perfumes.
O parque abre na primavera europeia, mas os preparativos começam muito antes, no outono, quando inicia o novo ciclo de plantação, floração e colheita. Em todas as edições são plantados sete milhões de bulbos de flores.
O tema deste ano é Romance. Não só porque flores e romantismo estão diretamente ligados, mas, como destacam os organizadores do evento, a escolha é também uma referência à história do parque, concebido durante o período do Romantismo na Europa, em 1857, como jardim ornamental do Castelo Keukenhof, antes de abrir as portas ao público em 1950.
Em 2017, Keukenhof recebeu 1,4 milhão de visitantes e o número cresce a cada ano; destes, 75% são de fora da Holanda e o Brasil contribuiu com 30 mil, o que o coloca entre os 10 países que mais enviam turistas ao parque. Entre os visitantes, 15% têm interesse em negócios com os 500 produtores e fornecedores desse imenso jardim.
A cada edição, o parque é redesenhado. O paisagista do Keukenhof inspira-se nas últimas tendências e adapta o design de acordo com os desejos dos produtores. Por sua vez, fornece inspiração aos visitantes que coletam novas ideias para aplicar em suas propriedades.
Outras atrações tornam a visita ao Keukenhof um passeio imperdível: o jardim de esculturas conta com cerca de 100 obras de arte de diversos estilos; para as crianças, há um labirinto, um campo de jogos e de animais e o espaço de recreação da Miffy, um coelhinho, personagem infantil e marca de moda. Além de outro ícone holandês, um moinho de mais de 100 anos.
Os pavilhões apresentam 20 mostras de flores e plantas variadas. É a apoteose de uma competição mútua entre produtores que premia o melhor desempenho por produto. Um júri profissional avalia qual é a melhor flor na sua categoria. O consumidor também escolhe suas favoritas. A temporada de 2018 encerra com um festival de música clássica.
Informações sobre o Keukenhof podem ser obtidas em holland.com e no Facebook “Visite a Holanda”. No Brasil, a promoção do país está a cargo da representação da Holland Alliance, formada pelas empresas NBTC Holland Marketing, KLM Royal Dutch Airlines e Aeroporto Schiphol. (Com informações da Edelman Significa)