Pinhão Hub, espaço de inovação, eventos e cursos

Inauguração do Pinhão Hub teve até especialista em rapel vestido de astronauta, que descerrou faixa no topo do prédio/fotos: Daniel Castellano/SMCS

Novo espaço de inovação de Curitiba, o Pinhão Hub foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, na noite desta quinta-feira 14, em um evento que exaltou a criatividade, o pioneirismo e o pensamento da cidade mais inteligente do mundo.

Instalado no espaço Engenho da Inovação (r. Engenheiros Rebouças, 1.732, bairro Rebouças), o Pinhão Hub materializa o projeto da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação de ter um endereço permanente para as conexões do segmento na capital paranaense.

“Este Pinhão Hub reinventa esta edificação, que já foi uma fábrica de farinha da família Fontana. Hub quer dizer eixo, quer dizer ponto de encontro, quer dizer conexão. Este Pinhão Hub é uma semente de inovação para uma cidade cheia de ideias”, destacou o prefeito Rafael Greca.

O Pinhão Hub vai sediar cursos, eventos, oficinas e projetos oferecidos pelo Invest Curitiba e pela Escola de Inovação

O local será o ponto de encontro do Vale do Pinhão, ecossistema da inovação de Curitiba, para promoção de conexões que geram negócios, produtos e novas tecnologias na cidade. O espaço tem 1,2 mil m², distribuídos em três andares. Comporta 158 posições de trabalho, salas de reunião, estúdio para podcast e auditório, num espaço colaborativo e multissetorial, além de um ponto dos Jardins de Mel e três bicicletas compartilhadas da Tembici.

Ao lado de Eduardo Pimentel e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, Greca acompanhou o abrir das portas do Pinhão Hub ao público e conheceu as instalações.

Novo espaço terá eventos gratuitos como a aula inaugural do Bom Negócio, dia 25, e o Paiol Digital Especial Mulheres, dia 26

Sendo um espaço de inovação, sua inauguração não poderia ser de outra forma que não fosse com criatividade e “mirabolante”, como definiu Greca. Diante do público que lotou o pátio do Engenho da Inovação, um especialista em rapel vestido de astronauta descerrou, do topo do prédio, a faixa sobre a gigante marca do hub curitibano de inovação estampado na fachada.

A inauguração do Pinhão Hub também homenageou o DNA inovador de Curitiba, em uma noite de celebração a uma cidade que soube se manter na vanguarda e que, com a criação do Vale do Pinhão, em 2017, cresceu exponencialmente o reconhecimento internacional da capital paranaense como smart city (cidade inteligente).

O público – formado por representantes de instituições e do ecossistema de inovação, como o vice-presidente global de soluções da Electrolux, Mauricio Bozzo, e o diretor de Tecnologia da Informação Latam da empresa, Anderson Moraes – foi surpreendido não só com o rapel do “astronauta”, mas também com a exibição de projeção mapeada na fachada do Pinhão Hub. Nela, foi contada a história da inovação em Curitiba, desde a presença dos irmãos engenheiros Rebouças, que atualmente batizam o bairro da inovação curitibana, até a Pirâmide Solar de Curitiba.

Os convidados também viram a mostra de fotos Cidade Mais Inteligente do Mundo e a exposição dos projetos da Prefeitura de Curitiba, incluindo Fab Lab, Farol Móvel e equipes de Robótica das escolas municipais Herley Mehl, Maria Clara Brandão Tesseroli e Cândido Portinari.

“A inovação é a essência de Curitiba e se fortaleceu porque o Vale do Pião foi criado e na união todos vocês que estão aqui: meio acadêmico, empreendedores, poder público. Daqui vão sair grandes ideias para melhorar as cidades do mundo”, destacou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Pinhão Hub: “semente de inovação para uma cidade cheia de ideias”

O Pinhão Hub vai sediar cursos, eventos, oficinas e projetos oferecidos pelo Invest Curitiba e pela Escola de Inovação, além de oferecer um programa de inovação aberta para as empresas, que podem se residentes do local.

“Se não fosse mente criativa e urbanística do prefeito Greca e sua proposta de instituir o Vale do Pinhão, em 2017, não estaríamos aqui hoje. Ele envolveu toda a Prefeitura neste projeto onde surgirão novos negócios, produtos e tecnologias”, destacou Paixão.

O Pinhão Hub terá eventos de entrada gratuita, como os promovidos pelos programas de empreendedorismo e inovação do Vale do Pinhão, como a aula inaugural do Bom Negócio, em 25 de março, e o Paiol Digital Especial Mulheres, no dia 26.

O hub também terá ações gratuitas com Associações Empresariais e Câmaras de Comércio, buscando atrair investimento pra cidade. Empresas podem locar o espaço para serem residentes do Pinhão Hub.

Ambientes

Entre os ambientes do centro de inovação voltados ao fomento da economia na cidade no Pinhão Hub, estão:

  • Sala Invest Curitiba: destinada a eventos para negócios internacionais da Agência, aberta a parceiros internacionais da cidade, como a Câmara do Comércio Brasil Canadá.
  • Sala Tecnoparque: um espaço para ações de relacionamento e negócios com as empresas do Programa Tecnoparque e empresas de tecnologia da cidade em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR).
  • Sala Vale do Pinhão: destinada ao Comitê de Governança do Vale do Pinhão, composto pelas redes de Talentos, de Capital e Fomento e de Ambientes de Inovação, e para ações do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia.
  • Sala PDI: usada em parceria com empresas e universidades para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e na área de Inteligência Artificial.
  • A Escola de Inovação de Curitiba ocupará o segundo andar, no auditório, que será usado para cursos e oficinas.

No evento, o prefeito convidou a todos a participarem da 5ª edição da Smart City Expo Curitiba 2024, de 20 a 22 de março, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), onde a Prefeitura vai mostrar o que realizou em inovação de 2017 para cá e anunciar novidades, como a ideia de um braço da administração municipal voltado à Inteligência Artificial.

Greca também inaugurou um eletroposto no Pinhão Hub para carregamento de carros elétricos, parceria da Agência Curitiba com a Nexomobi, startup de Curitiba que desenvolveu seu próprio carregador.

(Fonte:  Prefeitura de Curitiba/SMCS)

Compartilhar: