
Portugal será o País Convidado de Honra da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que será realizado de 6 a 9 de novembro, naquela cidade da Serra Gaúcha. A formalização do convite ocorreu durante encontro na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, na semana passada, com o secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado, a vogal Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e o diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso.
Este é o 4º ano que o Festuris faz reverência a um país. A escolha de Portugal se justifica pela sua importância histórica e sua relação turística e econômica com o Brasil, sobretudo com a região sul brasileira. “Portugal é arte e a arte está em todos os lados. No saber fazer, na valorização de território, no produto com valor agregado, na inovação, na sustentabilidade. E Portugal dá aula em tudo isso”, destaca Eduardo Zorzanello, um dos CEOs do evento, juntamente com Marta Rossi, uma das criadoras do Festuris.
Nas edições anteriores, os países de Honra do Festuris foram República Dominicana, em 2024; Uruguai em 2023; e Argentina, em 2022. Para este ano, o Festuris terá mais de 50 destinos internacionais prospectando suas potencialidades para os profissionais do turismo. Serão mais de 15 mil profissionais e 2.500 marcas presentes. Em negócios gerados entre os players, o montante deve chegar a R$ 500 milhões.