Professor Gândara, uma grande perda

José Gândara, professor, mestre, doutor

Um dos grandes batalhadores pelo desenvolvimento do turismo no Paraná, pesquisador incansável e dedicado, formador de profissionais e sempre atento ao futuro do setor, o professor José Manoel Gonçalves Gândara, 52 anos, morreu na segunda-feira 18/3, em Curitiba, de câncer. Uma perda irreparável para o segmento. Integrei com ele o Conselho Municipal de Turismo de Curitiba e participei de algumas iniciativas suas no âmbito acadêmico.

Gândara, formado em Turismo pela UFPR, era mestre em Gestão do Turismo (SSCTSP-Itália), doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (ULPGC-Espanha), e autor de estudos e pesquisas em turismo pela Universidade Federal do Paraná e em diversas universidades da Espanha sobre a definição de modelos de operação para destinos turísticos inteligentes no Brasil e no exterior.

Atualmente, participava do projeto de análises e propostas para os atrativos do Complexo Turístico Itaipu. Coordenava o Observatório de Turismo do Paraná e a implantação da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, além da elaboração do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Paraná 2018-2026. Estava sempre preocupado em envolver seus alunos em pesquisas.

 

Compartilhar: