Recital barroco

Emmanuelle Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo/fotos: Bruno Covello

Como parte da programação musical do Mia Cara e da temporada 2021 da Camerata Antiqua de Curitiba, às 20h deste domingo 30, na Capela Santa Maria, em Curitiba, será apresentado o Recital Barroco de Violino e Cravo, com direção musical do violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) Emmanuele Baldini.

Como no restante do evento, o público poderá acompanhar a atração gratuitamente através das redes sociais do festival.

Fernando Cordella, um dos principais cravistas de sua geração na AL

Além de Baldini, também participa da apresentação inédita o músico Fernando Cordella, considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Nesta parceria, os dois instrumentistas oferecem um panorama musical do barroco italiano, interpretando obras de três importantes compositores do período: Giuseppe Tartini, Domenico Scarlatti e Tomaso Antonio Vitali. Segundo o spalla, este é um programa extremamente prazeroso para ser apreciado nesta edição on-line do Mia Cara 2021.

O recital terá início com uma das pequenas Sonatas que Tartini escreveu para violino solo. “Trata-se de algo inédito para aquela época, revelando o gênio de Tartini, que conseguiu explorar nestas pequenas sonatas todas as possibilidades expressivas e retóricas no violino”, explica Baldini.

A apresentação segue com uma visionária Sonata de Domenico Scarlatti para cravo, bastante difundida no repertório de todos os cravistas e de quase todos os pianistas contemporâneos. Em seguida, violino e cravo se juntam para duas obras icônicas do período barroco, uma cuja autoria de Vitali está até hoje em dúvida, porém que representa “uma obra maravilhosamente completa e emocionante”, e a outra, de Tartini, que envolve muitos mistérios e que segundo o violinista é uma obra bastante desafiadora até os dias de hoje.

Viva a Itália

Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, a nona edição do Festival Mia Cara é inteiramente on-line e gratuita, dando ao público a chance de assistir às apresentações de artistas nacionais e internacionais até 6 de junho. As transmissões são feitas simultaneamente pelo YouTube e Facebook do festival e ficarão disponíveis ao público para serem apreciadas e revistas mesmo após o término do evento.

Nas duas semanas de duração, a nona edição reserva uma rica programação cultural, ações de gastronomia e turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri. A cantora Carla Cocco encerra o festival com apresentação direto da Itália.

Com patrocínio do Banco BRDE, Sanepar, Copel, Celepar, Detran, Havan e Fomento Paraná, a programação completa do Festival Mia Cara está disponível em miacara.com.br.

A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura com apoio do Comites Curitiba, Festval, GME, Angelina Caron, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac, Sociedade Garibaldi, Centro Europeu, Mozzarellart, Santa Maria Papéis, Carti Mais, Gardenia Orchidea, Família Martinelli, UFPR e Enit.

 

Compartilhar: