Balanço final do 25º Salão Paranaense de Turismo, realizado no Expo Unimed Curitiba dias 3 e 4 de maio, aponta a presença de 3.216 agentes de viagens, profissionais do turismo e público em geral, que percorreram os 121 estandes, onde estavam concentradas 195 marcas.
A edição de 2019 marou o Jubileu de Prata do evento e os 50 anos de fundação da Abav-PT, seccional da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
Do total, 986 agentes de viagens, participaram das 20 capacitações programadas, devidamente documentadas, uma a uma, no site oficial do Salão.
A 2º edição do Fórum Nacional de Turismo Rodoviário, evento com foco específico, com debates acirrados e levantamentos concretos da dificuldade do segmento em todo território nacional, contou com 210 inscritos, número semelhante ao da 1ª edição, que marcou a necessidade de se debater anualmente o tema entre especialistas e profissionais do turismo.
Outro evento paralelo foi a 15ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, onde as 14 regiões apresentaram seus atrativos, que contemplam atividades de lazer, gastronomia, opções de descanso, ecoturismo e turismo de experiência.
Para o presidente da ABAV-PR, Antônio Azevedo, os números refletem o momento que o país atravessa, mas sobretudo, a importância que o turismo está ganhando a nível nacional, estadual e municipal.
“Apesar de estarmos atravessando uma reconstrução econômica do país, o resultado é bastante positivo. Mais do que isso, em uma leitura mais profunda, é possível enxergar que todos os governantes brasileiros entenderam dá necessidade de acreditar no turismo, de valorizar todos os profissionais que trabalham no segmento”, destacou Azevedo.