A operadora de turismo Europamundo, que tem sede em Madri, Espanha, informa que, entre seus mais de 1 mil circuitos terrestres pelos continentes, 184 contemplam cenários da Suíça, país em que é especialista e que pela sua localização no mapa permite ligação fácil com outros destinos do Velho Mundo.
Além dos itinerários clássicos, que incluem Zurique, Genebra e Berna, a empresa leva, por exemplo, a Schaffhausen, onde estão as Rhine Falls, as maiores quedas d’água da Europa, com 50 metros de largura e 23 metros de altura no famoso rio Reno.
Outro destino fora do comum é St. Gallen e sua famosa biblioteca, um prato cheio para o viajante que busca por história e cultura. Localizada em uma abadia que já foi um dos mosteiros mais importantes da Idade Média ela atrai tanto pela arquitetura barroca quanto pelo acervo de que 800 mil livros, manuscritos e gravuras de diferentes épocas.
E em Lucerna, a dica é se perder pelas ruas e atravessar as belas pontes do centro histórico que é Patrimônio Mundial da Unesco até chegar ao principal cartão-postal: um imenso lago rodeado por montanhas imponentes. Aqui, também se visita a Kapellbrücke, a mais antiga ponte coberta do continente europeu, datada do século 14.
A menos de uma hora, Interlaken é o ponto de partida para experiências em meio à natureza, especialmente caminhadas, passeios de caiaque em um dos dois lagos que a batizam ou em espetaculares voos de parapente. Quem deseja ver a paisagem de cima, mas prefere manter os pés no chão pode embarcar nos trens que levam os viajantes para o topo de morros como o Jungfraujoch. O Glacier 3000 é outra maravilha da natureza suíça, um destino para os apaixonados pelas paisagens nevadas e pela arquitetura incomparável. A aventura é garantida na travessia de uma passarela suspensa entre um pico e outro.
Entre os destinos mais conhecidos estão Zurique, Genebra e Berna. Enquanto a primeira é a cidade mais efervescente do país a segunda é uma cidade-boutique sintetizada pela típica neutralidade suíça e conhecida por ser a sede de mais de 100 missões diplomáticas que trabalham pela paz mundial, além de importantes relojoeiros, outro patrimônio do país. Já a capital Berna se destaca pela torre de mais de 800 anos que tem como principal atração do relógio astronômico Zytglogge, pontual em sua função há cerca de quatro séculos.