
Uma caldeirada suína – que no lugar de peixe, camarão e lula leva cortes de costelinha suína, calabresa e bacon – foi o prato vencedor de um concurso interno promovido entre colaboradores da indústria de alimentos Alegra, com o objetivo de reunir novas receitas e conhecer as preferências da equipe.
A receita, de autoria do médico veterinário sanitarista Marlon Vanderlei Weirich Pappen, foi selecionada pelo júri integrado pelos chefs Délio Canabrava, da Cantina do Délio, Estofaria e Bar Canabenta; Maurício Fontana, do Gordo & Magro Gastrobar; e Rafael Kula, do Quitutto Gastrobar.
Outros quatro pratos também foram premiados: Lombo recheado com farofa Alegra, de Mariana Novais Bonifácio; Feijão mexicano, de Daniele Gabriel Oliveira; Sobrepaleta com molho de mostarda e mel, de Ariel Correia Vieira; e Lasanha de pernil, da avó de Karime Podolan.
A RECEITA VENCEDORA
Ingredientes:
- 1,2 kg de costela suína Alegra
- 200 gramas calabresa Alegra em rodelas
- 600 gramas de batata cortada as rodelas grossas.
- Páprica apimentada a gosto
- 300 gramas de bacon Alegra em cubos
- 4 cebolas médias cortadas as rodelas grossas
- 6 dentes de alho
- 4 tomates maduros sem pele e sem sementes
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão vermelho
- 1/2 ramo de salsinha
- Azeite de 1.5º de acidez (dado importante, porque este azeite resiste a altas temperaturas)
- 1 litro de vinho branco
- 500 ml cerveja preta
- 500 ml de água
- Sal a gosto
Modo de preparo:
- Corte a costela suína e coloque os alhos picados, páprica e o sal, ficando assim de um dia para o outro.
- Coloque em uma panela de ferro camadas alternadas de cebola, os pedaços da costela suína, bacon, calabresa, batatas, tomates e assim sucessivamente, sendo a última camada de cebola e tomate. Regue com azeite e o vinho, junte a salsa e os pimentões em tiras.
- Leve ao fogo forte até ferver, depois deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 1h e 30m, tendo o cuidado de conservar o tacho tapado e misturar de vez em quando sem alterar as camadas.