Empresa curitibana modelo ‘foodtech’ (que aplica recursos tecnológicos na área gastronômica), a The Coffee ganha o mundo: inaugurou unidades em Paris, na França, e Barcelona, na Espanha, e tem planos para se expandir para toda a Europa e países das Américas do Norte e do Sul.
As expectativas dos proprietários da franquia The Coffee é que, até o final deste ano, 160 lojas estejam abertas e em pleno funcionamento. Além de Paris, Barcelona, Madri e Bogotá outras unidades estão em processo de abertura: Valência (Espanha), Lisboa (Portugal), Dublin (Irlanda) e Roma (Itália).
Criada em 2018 pelos irmãos Alexandre, Carlos e Luis Fertonani após uma viagem ao Japão, a empresa possui lojas que “exalam” simplicidade, praticidade e funcionalidade e que seguem uma estética minimalista – conceito que fez bastante sucesso no Brasil (prova disso é o crescimento acelerado da marca no país).
Antes da pandemia, em fevereiro de 2020, a The Coffee possuía 15 lojas em todo o Brasil. Um ano depois, este número dobrou e, em outubro de 2021, já são mais de 100 lojas abertas. A expectativa é de que a empresa feche o ano com um faturamento de aproximadamente R$25 milhões.
Para Alexandre Fertonani, cofundador da empresa, além da arquitetura minimalista e da qualidade dos cafés especiais oferecidos, outra principal força motriz do negócio é o uso inteligente da tecnologia aliada ao atendimento: “É um modelo que funciona: escolher, pegar e levar. Além de proporcionar experiências para o paladar, fazemos uso da tecnologia para transformar essa experiência de compra em algo único e especial para o nosso consumidor”.
Essa união entre a qualidade dos produtos e o uso de tecnologia dá um senso de modernidade às lojas. O próprio consumidor faz o seu pedido por meio do tablet ou utilizando o aplicativo da marca e finaliza o pagamento com cartão. Tudo de forma 100% intuitiva, moderna e dinâmica, remetendo ao futurismo da cultura japonesa, na qual os fundadores se inspiraram.
Toda a operação e arquitetura foi pensada para garantir a mesma experiência em todas as Lojas e os grãos do café são levados do Brasil para a Europa. “Criamos a The Coffee para ser mais do que uma cafeteria. Todos os detalhes, desde cardápio, escolha dos produtos, logo e embalagem foram pensados para criar um público seleto e recorrente. Desenvolvemos um lifestyle para ser compartilhado com o mundo todo”, finaliza Alexandre Fertonani.