A 36ª edição do Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, de 7 a 10 de novembro, naquela cidade da Serra Gaúcha, terá um espaço – Health and Wellness – com a proposta de unir a medicina convencional com as práticas complementares, envolvendo a saúde física, mental, espiritual e social.
Ali os participantes vão encontrar uma gama de produtos, serviços, consultorias e destinos. Ushuaia e El Calafate, na Argentina, serão destaques dentro deste novo espaço. Haverá 16 marcas apresentando seus produtos, com atrações interativas e, dia 8, com atividades de biodança.
Como destaca a organização do evento, as viagens focadas na saúde física e mental não são nenhuma novidade, mas foram impulsionadas a partir da pandemia de Covid-19, e chegaram a movimentar mais de cinco trilhões de dólares em 2022, conforme o Global Wellness Institute. De acordo com estatísticas, este turista de bem-estar gasta cerca de 130% a mais que o turista convencional.
No mundo, os principais destinos na mente dos viajantes que buscam o bem-estar são Singapura, México, Costa Rica, Turquia, Tailândia, Índia e Malásia. No Brasil, São Paulo e Recife são os mais procurados para tratamentos de alto padrão, seguidos por Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba. De acordo com o Ministério do Turismo, os eventos de estética são os que mais impulsionam as viagens de negócios no país, atraindo inclusive pacientes estrangeiros, que buscam em solo brasileiro os procedimentos estéticos.
No espaço Healt h and Wellness, haverá debates no chamado Palco de Conteúdo. Entre os temas, o turismo médico, as tendências, desafios e oportunidades no setor privado.