Dois assuntos ligados ao desenvolvimento do turismo no Paraná marcaram o encontro dos integrantes do G5, grupo que reúne cinco entidades da área, com o governador em exercício Darci Piana, na manhã na terça-feira 7/3: a inclusão da ampliação da segunda pista do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no processo da privatização daquele terminal, e a baixa do ICMS que incide sobre o querosene de aviação. Este assunto já estaria também na pauta do titular do Executivo estadual, Carlos Massa Ratinho Junior.
O G5 é integrado pela Abav-PR, ABIH-PR, Abrasel-PR, respectivamente seccionais das associações brasileiras de Agências de Viagens, da Indústria de Hotéis e de Bares e Restaurantes; Seha – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Fecomércio-PR – Federação do Comércio, que também é presidida por Piana.
O presidente do G5, Antonio Azevedo, da Abav, destacou o fato de Darci Piana ser um grande apoiador do turismo e que, além de tornar o encontro produtivo, confirma que todos os esforços estão sendo feitos para que o segmento prospere no Estado, conforme proposto no plano de governo estadual.