Doze horas dedicadas ao blues – gênero musical criado em fins do século 19 no sul dos Estados Unidos, pelos afro-americanos e que migrou com força para Chicago -, do qual Curitiba é hoje considerada um dos expoentes no país: assim será o Curitiba Blues Festival, dia 12 de maio, entre 11h e 23h, nos espaços abertos do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.
O evento é uma promoção conjunta do Bar Quermesse, Planeta Brasil, festival de música e cultura de Belo Horizonte, e da Agência 302, com apoio da rede Mr. Hoppy Beer & Burger e Porks – Porco e Chope.
Jorge Araújo Neto, um dos organizadores, diz que estão programadas doze atrações musicais, entre duplas, trios e bandas, que vão embalar o público ao som de saxofones, guitarras, baterias, baixos, trompetes, harmônicas, entre outros, além dos vocais conhecidos da noite curitibana.
Na relação, nomes como Ivan Halfon, Ricardo Maranhão, Indiara Sfair, Guilherme Tozin, Anne Glober, Zé Nelson, Gringo`s Washboard Band, Milk`n Blues, Tony Caster, Décio Caetano e Junkey Road.
A ideia dos promotores é colocar o espetáculo no roteiro dos festivais do gênero, na esteira dos de Caxias do Sul, Tiradentes, Rio das Ostras, Ouro Preto e Antonina.
Afora a parte musical, o Curitiba Blues Festival terá um setor gastronômico, com chope artesanal, uísque e drinks e mais comidas como filé de igreja com maionese; costelinha BBQ, à semelhança do Crescent City Blues & BBQ City, de New Orleans; hambúrgueres, inclusive vegetarianos; fish and chips, prato que também nasceu no sul dos EUA; além de churros, batatas rústicas, entre outros.
Haverá, ainda, atividades para crianças, áreas de convivência, ações culturais e espaço pet.
Os ingressos já estão à venda em ticketbrasil.com.br, ao preço de R$ 25 (mais a taxa da Ticket).