Um novo jardim para a Casa das Rosas

A Casa das Rosas é um dos últimos exemplares originais da avenida Paulista dos anos 1930.
Foto: Wikipedia

Com o plantio de 488 mudas de rosas de diversas variedades, a partir do meio-dia desta quarta-feira 20/9, começa a revitalização do jardim da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, emblemático endereço da avenida Paulista  (nº 37, próximo à estação Brigadeiro do metrô), em São Paulo, museu dedicado à poesia, literatura, cultura e à preservação do acervo bibliográfico que pertenceu ao poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, movimento de vanguarda iniciado na década de 1950.

A Casa das Rosas é assim chamada porque abriga, desde a época de sua construção, um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. Integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – Organização Social de Cultura.

O espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação literária, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações poéticas, musicais e teatrais, saraus, lançamentos de livros, performances, entre outros.

O casarão que o abriga foi construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Theatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. A Casa das Rosas é um dos últimos exemplares originais da avenida Paulista dos anos 1930.

O projeto de revitalização é uma parceria entre a Casa, o Condomínio Parque Cultural Paulista e as empresas Rosas Adriano Van Rooyen, Floraliz Paisagismo e Farah Social e contempla diversas fases, desde a elaboração do projeto paisagístico, preparação, fertilização do solo e a plantação das mudas de roseiras.

Após o plantio, a manutenção será constante. A Floraliz Paisagismo executou os serviços de remoção das roseiras existentes e a preparação do solo para as novas mudas. As 488 mudas de rosas foram doadas pela empresa Rosas Adriano Van Rooyen. Os insumos necessários para preparação e fertilização do solo ficaram sob responsabilidade da Farah Social, e o Condomínio Parque Cultural Paulista acompanhará o processo de revitalização, além de contratar serviços de mão-de-obra para a execução do projeto.

A Casa das Rosas (casadasrosas.org.br) funciona de terça a sábado, das 10h às 20h; nos domingos e feriados, das 10h às 18h. A Poiesis  – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. (Com informações recebidas via Maxpress)

Compartilhar: