Já listada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como uma das cidades mais ricas do Brasil, a terceira maior economia do sul do país e a número um em Santa Catarina, Joinville, com cerca de 600 mil habitantes, é uma cidade multicultural que oferece muitas atrações ao visitante.
Nas áreas da Cultura e Turismo quem visita Joinville encontra entre os atrativos os museus Nacional de Imigração e Colonização, Arqueológico de Sambaqui e da Bicicleta, Arquivo Histórico, Museu de Arte, Casa da Cultura, complexo turístico da Expoville, com o pórtico e o moinho, Centreventos Cau Hansen, Escola do Teatro Bolshoi, Instituto Internacional Juarez Machado, além de espaços esportivos, como a Arena Joinville, e de lazer, como o Parque da Cidade, Parque Caieira, Zoobotânico e Mirante do Boa Vista. Grandes eventos como Festival de Dança (o maior do mundo), Fenachopp, Fenatiro e a já tradicional Festa das Flores são outros bons motivos para visitar a cidade.
A Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, criada em março de 2000, é a única fora da Rússia. A seleção de alunos chega a 100 candidatos por vaga. Ali, além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica pré-hospitalar. O complexo é formado por 12 salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, refeitório, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Um total de seis mil metros quadrados.
Na área rural, entre as atrações estão os Caminhos de Dona Francisca, com passeio na roça com café, passeios de trator, visita à histórica e típica Casa Krüguer; Caminhos do Piraí, Estrada Bonita, incursões ao vale da Pitaias e um apiário; e mais o parque dos Hemerocallis, com seus belos jardins com as flores do mesmo nome.