Um tributo à Tarsila

As garrafas apresentam rótulos com obras icônicas da pintora/foto Divulgação/Oliver Press Comunicação

Um vinho cujos rótulos exibem obras icônicas da artista plástica Tarsila do Amaral (1886-19730, musa da Semana de Arte Moderna de 1922, entre eles, Abaporu (branco), Antropofagia (rosé) e A Lua (tinto) – o Tarsila 22 – acaba de chegar ao mercado através da Vinho 22, empresa integrante da holding Ohca.

Rodrigo França, co-fundador da Ohca, ao lado de Guilherme Melo, Renato Saghi e Marcelo de Paula, diz que a proposta da empresa é a de “lançar marcas jovens, de personalidade forte para diferentes ocasiões de consumo”.

Os vinhos, classificados como linha premium, são produzidos pela vinícola Lídio Carraro, de Bento Gonçalves (RS), em parceria com Tarsila do Amaral (Tarsilinha, sobrinha-neta da artista). A comercialização é 100% digital.

Segundo França, a parceria veio para endossar a proposta da marca: “Queríamos colocar o Brasil como foco e promover o consumo de vinho de qualidade, a fim de agradar os diversos paladares. A intenção é quebrar os padrões e descomplicar conceitos antigos, exatamente como o ideal da Semana de 22, sendo a Tarsila uma das artistas mais lembradas”.

Já para Tarsilinha, a união das marcas é uma ótima alternativa para levar as obras da pintora para além do segmento intelectual: “Muitos acreditam que só se consome vinho quem entende bem de vinho. Isso acontece com a arte também. Tenho dificuldades de ampliar a visibilidade das obras, especialmente perante o público jovem. Enxergo nessa parceria uma oportunidade de quebrar essa barreira e aumentar a conexão das novas gerações com as obras da minha tia’’.

Guilherme Melo, outro sócio co-fundador da Ohca, acentua: “Para que esse processo possa ser efetivamente descomplicado, a missão do Vinho 22 é suprir um dos principais gaps da categoria de vinhos finos: a falta de protagonismo da marca. Algumas pesquisas nos ajudaram a entender melhor os pontos mal atendidos na categoria, especialmente para o público jovem. Grande parte desses consumidores se sente excluído dos códigos dos vinhos, que são majoritariamente datados e elitistas. Descrições com nomes franceses, terroir, rituais de oxigenação na taça e afins impedem a criação de um vínculo com as marcas – o que torna somente o preço a base de decisão de compra’.

Atualmente, o portfólio da Ohca lista as marcas Jós, Joselita, Vinho 22 e Vinho 22 Tarsila.

Os produtos serão comercializados em todo o Brasil, pelo valor médio de R$ 100. Informações: www.vinho22.com.br

 

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