
Quando criou, há 17 anos, a coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, o jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert – carinhosamente chamado de “Professor” – jamais deve ter imaginado que, um dia, estaria nas páginas de um dos livros, na qualidade de biografado.
Aroldo, que morreu em 3 de janeiro de 2023, aos 82 anos, era gaúcho de São Francisco de Assis, mas ninguém mais paranaense do que ele, que aqui aportou aos oito anos de idade, estudou, formou-se e formou uma legião de jornalistas, profissionais de sucesso hoje trabalhando em várias cidades brasileiras e até no exterior.
Pois o professor Aroldo será um dos biografados “in memorian” da 14ª edição de “Vozes”, que será lançada dia 9 de setembro, às 19h, na sala de convenções do Câmpus da Indústria da Fiep/Federação das Indústrias do Estado do Paraná (av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico).
Também “in memorian” será o perfil de outro gaúcho/paranaense, Odone Fortes Martins, este de Palmeira das Missões, falecido em 8 de outubro de 2023, que fundou há 49 anos o Diário Indústria & Comércio do Paraná, onde, por sinal, Aroldo Murá Haygert foi diretor de redação.
Na relação dos biografados – escolha do próprio Aroldo, que já preparava a edição 14, quando teve problemas de saúde – também estão, como informa o jornalista André Nunes, um de seus braços direitos na elaboração dos volumes: Eduardo Sganzerla, jornalista e escritor; Helio Bampi, empresário, presidente da Radiante Engenharia Telecomunicações e vice-presidente da Fiep; Ivan Gradowski, ex-diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
E mais: Malu Marques Dias, arquiteta e urbanista, professora aposentada da UFPR; Mateus Hermont, advogado e diretor jurídico da Doctoralia; padre André Biernaski, pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Seminário; Paula Moura, farmacêutica bioquímica, professora e farmacêutica da Vigilância Sanitária de Curitiba; Rayssa Sena, médica oncologista; e Valeria Bechara, arquiteta e urbanista, fundadora do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.
A 14ª edição de “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses – tem o timbre da Editora Bonijuris, presidida pelo advogado Luiz Fernando de Queiroz, escrita por André Nunes, editada por Jubal Dohms com revisão de Maí Nascimento.
Homenagens mais que merecidas aos saudosos amigos, Aroldo Murá e Odone Fortes Martins, que deixaram marca indelével na história da imprensa paranaense.
Sérgio Tadeu, agradeço a leitura. abraços.