“Vozes” 14 será lançado em setembro

Jornalista Aroldo Murá, criador de “Vozes do Paraná”/foto: Annelize Tozetto

Quando criou, há 17 anos, a coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, o jornalista Aroldo Murá Gomes Haygert – carinhosamente chamado de “Professor” – jamais deve ter imaginado que, um dia, estaria nas páginas de um dos livros, na qualidade de biografado.

Aroldo, que morreu em 3 de janeiro de 2023, aos 82 anos, era gaúcho de São Francisco de Assis, mas ninguém mais paranaense do que ele, que aqui aportou aos oito anos de idade, estudou, formou-se e formou uma legião de jornalistas, profissionais de sucesso hoje trabalhando em várias cidades brasileiras e até no exterior.

Pois o professor Aroldo será um dos biografados “in memorian” da 14ª edição de “Vozes”, que será lançada dia 9 de setembro, às 19h, na sala de convenções do Câmpus da Indústria da Fiep/Federação das Indústrias do Estado do Paraná (av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico).

Também “in memorian” será o perfil de outro gaúcho/paranaense, Odone Fortes Martins, este de Palmeira das Missões, falecido em 8 de outubro de 2023, que fundou há 49 anos o Diário Indústria & Comércio do Paraná, onde, por sinal, Aroldo Murá Haygert foi diretor de redação.

Na relação dos biografados – escolha do próprio Aroldo, que já preparava a edição 14, quando teve problemas de saúde – também estão, como informa o jornalista André Nunes, um de seus braços direitos na elaboração dos volumes: Eduardo Sganzerla, jornalista e escritor; Helio Bampi, empresário, presidente da Radiante Engenharia Telecomunicações e vice-presidente da Fiep; Ivan Gradowski, ex-diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).

E mais: Malu Marques Dias, arquiteta e urbanista, professora aposentada da UFPR; Mateus Hermont, advogado e diretor jurídico da Doctoralia; padre André Biernaski, pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Seminário; Paula Moura, farmacêutica bioquímica, professora e farmacêutica da Vigilância Sanitária de Curitiba; Rayssa Sena, médica oncologista; e Valeria Bechara, arquiteta e urbanista, fundadora do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.

A 14ª edição de “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses – tem o timbre da Editora Bonijuris, presidida pelo advogado Luiz Fernando de Queiroz, escrita por André Nunes, editada por Jubal Dohms com revisão de Maí Nascimento.

Compartilhar:

2 comentários

  1. Homenagens mais que merecidas aos saudosos amigos, Aroldo Murá e Odone Fortes Martins, que deixaram marca indelével na história da imprensa paranaense.

Comentários encerrados.